Alimentos e bebidas para esquentar o inverno
O frio chegou e com ele o apetite parece dobrar.
De fato, quando esfria, o organismo requer mais energia para manter a temperatura corporal, e um dos resultados práticos dessa necessidade é o aumento de 10% da movimentação nos restaurantes e similares, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). É nesse período também que a indústria de alimentos começa a se movimentar para lançar seus produtos sazonais, feitos para instigar ainda mais o paladar do consumidor.
São sopas mais concentradas, sucos que podem ser consumidos quentes, cervejas mais encorpadas, caldos, massas, chocolates entre outros. Para essa temporada, por exemplo, a Yoki lançou um óleo específico para estourar pipoca, o Popping Yoki. O produto é sabor manteiga e a empresa espera vender até 50 mil litros por mês ao longo da estação. Nessa época do ano, conforme a Yoki, suas vendas de pipoca de panela aumentam até 350%. Entre maio e julho, a empresa costuma registrar aumento de até 700% nas vendas de alguns itens, o que também é explicado pela segmentação de suas linhas, algumas voltadas para festas juninas, como doces típicos e amendoim.
Bebidas quentes – Quem também apresenta novidades para este inverno é a fabricante de bebidas à base de soja AdeS, pertencente ao grupo Unilever, que colocou no mercado edições limitadas dos sabores Shake de Morango e Vitamina de Banana. Esses novos produtos podem ser consumidos quentes. A princípio, eles ficam no mercado de maio a agosto.
A chegada do frio motiva os importadores a trazerem bebidas mais encorpadas. É o caso da cerveja de trigo alemã Weihenstephan, considerada a mais antiga do mundo. A marca, que só era encontrada em empórios e pubs, a partir de junho estará nas gôndolas da rede Pão de Açúcar, segundo Gustavo Sanches, representante da importadora On-Trade, responsável pelo produto no Brasil. A novidade é só para São Paulo e Rio de Janeiro. Ela chega em garrafas de 500 ml, nas versões clara e escura e terá preço sugerido nos supermercados entre R$ 9,80 e R$ 10,60 dependendo da região.
As empresas nacionais de cerveja também preparam suas novidades para o inverno. Uma delas é a Bohemia Escura, da fabricante AmBev, que chega nas versões lata e long neck. A novidade já pode ser encontrada nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e nas cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre pelo preço sugerido de R$ 1,60 para os supermercados e R$ 2,20 nos bares.
Cerveja importada – A AmBev começa a distribuir mais três marcas de cervejas importadas a partir de junho. As cervejas vêm da Europa, mas não tiveram os nomes divulgados pela empresa. A importação passou a ser uma estratégia adotada pela Ambev desde a união da empresa brasileira com a belga Interbrew, que resultou na InBev. Em 2006, o segmento de cervejas premium apresentou aumento de 11% em relação a 2005. A AmBev já havia trazido para o País três marcas de cerveja uruguaias: Norteña, Patricia e Pielsen. As cervejas lideram o ranking uruguaio e são produzidas pela Quinsa.
Vinhos – O tempo frio também impulsiona o consumo de vinhos. De acordo com a Associação Brasileira de Enologia (ABE), os brasileiros degustam dois litros da bebida por habitante ao ano. Ainda bem abaixo dos vizinhos chilenos, que levam 30 litros ao ano para casa. Mas, nesta época, o volume de vendas dobra. Daí a vinícola Góes, de São Roque, lançar o Góes Tempos. A novidade é também a primeira incursão da empresa no mercado de vinhos mais elaborados. Sem a pretensão de ser um vinho fino, o Góes Tempos se encaixa melhor no mercado dos meio secos. Produzido com a variedade de uva cabernet sauvignon, a novidade chega aos supermercados com preço abaixo de R$ 10, segundo o diretor da vinícola, Cláudio José de Góes.
A experiência com o Góes Tempos é o primeiro passo para a entrada da marca no mercado de vinhos finos. Para o final de 2008, ou meados de 2009, a vinícola deve lançar seus primeiros vinhos finos, produzidos a partir da cabernet sauvignon. “Conseguimos uma safra muito boa em 2007, e agora estamos esperando o vinho resultante envelhecer para lançá-lo, o que deve demorar ao menos um ano”, diz o diretor da vinícola.
Sopão – A venda de sopas é outra sempre alavancada com o frio. Para este inverno, a Maggi, do grupo Nestlé, lança seis tipos: Creme Supreme Champignon, Creme Supreme Batata, Alho Poró e Queijo, Creme Supreme Palmito, Meu Instante Queijo com Calabresa, Meu Instante Frango Desfiado com Requeijão e Sopão Galinha Caipira com Legumes. A marca vem ainda com três novos lámens – Sabores Especiais Champignon, Sabores Especiais Galinha com Azeite e Sabores Especiais Galinha com Ervas Finas.
E há até lançamento de sorvetes. A Nestlé apresenta o Sem Parar Black, com a pretensão de aumentar em 20% o volume de vendas na categoria durante o inverno. Em edição limitada, a empresa aposta em um sorvete de chocolate com calda de chocolate.