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ACIG lança serviço de cobrança personalizado

Guarulhos, 26 de julho de 2001

A Acig acaba de firmar um convênio que irá prestar um grande serviço às empresas associadas, independentemente do seu porte e carteira de inadimplentes. Trata-se da vinda para Guarulhos do Grupo Senarc – Serviço Nacional de Recuperação de Crédito. A empresa, que tem o mesmo nome, tem 07 anos de vivência na área em todo o território nacional, com 82 franquias e sede em São Paulo. “O nosso grande diferencial é que nos especializamos a tal ponto que desenvolvemos táticas próprias de conduzir este trabalho”, afirma o diretor Fábio Amâncio.

O atual presidente da Acig, Anunciato Thomeo Sobrinho, sabe quão árduo é este trabalho. “Procuramos uma empresa de porte nacional que contasse com profissionais qualificados, estrutura operacional adequada e bom conceito junto à comunidade empresarial. E o Senarc tem este perfil. Agora contamos com o grupo para realizar um trabalho sério e obter ampla adesão dos empresários da região”.

O Grupo Senarc tem em sua carteira de clientes nomes como o Banco Panamericano, Máxima Crédito, Ponto Frio, Arapuã, Itaú, Carrefour, Grupo Pão de Açúcar, além das Associações Comerciais de São Caetano do Sul e de São Paulo. Todos os clientes são atualizados das ações do Grupo e informações da área através de boletim periódico.

Um outro diferencial da empresa é a realização de Pesquisa sobre a Recuperação de Crédito em todo o Território Nacional. Ela aponta os motivos da inadimplência, entre os quais podemos citar os principais com base no levantamento de maio/2001 junto a 3.650 consumidores: desemprego (27,2%), financiado por terceiros (25,8%), problemas de saúde 12,2%, comprometimento de renda (11,2%), e queda de renda (10,8%). Anunciato manifestou o interesse de obter do Senarc um levantamento isolado de Guarulhos dentro da pesquisa.

O Sr Edison Lourenço responderá pelo Senarc em Guarulhos, pois há dois anos representa o Grupo na região. O serviço terá uma sala no 9º andar do prédio onde está a Sede da Acig para facilitar o acesso dos associados. As estratégias a serem adotadas em nosso município terão como base o trabalho desenvolvido com sucesso em São Caetano do Sul e na Capital. “Usaremos toda a tecnologia para aumentar a performance dos resultados”, anunciou Amâncio.

Entre as ferramentas a serem utilizadas estão mala-direta, telefone 0800 para os usuários e consumidores, localização informatizada dos inadimplentes e tabela simplificada para o contratante do serviço. “Nosso compromisso com o cliente vai além da recuperação do crédito com a fidelização do consumidor, retornando-o ao comércio”. A condução da negociação também é encarada de forma séria evitando o constrangimento do consumidor. “Damos base para que o cliente não saia insatisfeito, ganhamos na persistência e poder de convencimento, procurando mostrar que a melhor forma de se reestabelecer no mercado é quitando a dívida com o credor”.

Outras formas de atuação do Senarc são os treinamentos preventivos nas empresas: atendimento, etiqueta, código de defesa do consumidor e formas de prevenção contra golpes de estelionato e falsificação. Sobre o retorno do trabalho desenvolvido pelo Senarc, o diretor afirma que a resposta está diretamente ligada ao segmento trabalhado, ao tempo de atraso da dívida e também ao valor. “Em financeira, por exemplo, tem-se a expectativa de quitação de 85% dos débitos recentes, que chamamos de fase 1”, exemplifica Amâncio.

O serviço, cuja relação custo/benefício já foi comprovada em outras localidades, estará a disposição dos associados da Acig a partir do final de julho. Informações através do telefone da Associação, com o Departamento Comercial (ramal 110). O SRC tem atendimento padronizado com pessoal uniformizado e profissionais qualificados. A equipe é treinada pela CCCOOP (Cooperativa dos Profissionais de Crédito, Cobrança, Caixa e Telemarketing) com base operadora em São Paulo e filiais no RJ, Porto Alegre, Minas e Brasília.

Também participaram da cerimônia de assinatura do convênio Acig/Senarc o gerente comercial da Associação, Maurici Dias Gomes, agente negociador do convêncio, bem como o gerente administrativo, Antonio Sbrana Júnior e o assessor jurídico, Adilson Ribas, e pela Senarc, João Henrique B. Lourenço e Waldyr Rhormens, gerente regional.