Notícias

Acidentes de trabalho custam R$ 20 bilhões

Guarulhos, 11 de março de 2004

Os acidentes e as doenças do trabalho custam pelo menos20 bilhões de reais ao Brasil por ano, segundo o coordenador da área técnica de saúde do trabalhador do Ministério da Saúde, Marco Perez. O valor, calculado pelo professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP), José Pastore, foi obtido com base nos gastos da Previdência Social e do sistema público de saúde com os trabalhadores doentes ou acidentados. Segundo Perez, existem ainda custos indiretos, como o aumento dos seguros de empresas em que os trabalhadores precisam atuar em condições de risco, e outros que são imensuráveis.

Outro problema grave que afeta o mercado é o fato de a maior parte dos trabalhadores não registrar acidentes ou doenças do trabalho. Perez disse que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, no Brasil, apenas 4% das doenças e acidentes são registrados. Isso ocorre porque os funcionários têm medo de perder o emprego e porque os médicos não identificam a origem dos problemas de saúde.

Para Perez, o número pode ter crescido porque o diagnóstico dos problemas de saúde causados pelo trabalho está mais eficiente devido aos investimentos feitos na área de acompanhamento.