Notícias

ACE-Guarulhos teve quase 454 mil consultas de crédito em 2017

Buscas ao banco de dados da entidade diminuíram em relação aos dois últimos anos

Guarulhos, 11 de janeiro de 2018

As consultas de consumidores e empresas ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) na Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos somaram 453.912 buscas em 2017. O número refere-se à quantidade de vezes que os consumidores vieram ao balcão de atendimento da ACE, no Bom Clima; que os comerciantes e prestadores de serviços associados acionaram o sistema da entidade; e até as consultas sobre a situação de veículos, como sinistros e outras pendências.

O número é menor do que aqueles apresentados nos dois últimos anos. Em 2016, foram 637.539 consultas. Em 2015, 485.173. Para o presidente da ACE, William Paneque, a diminuição é atribuída a um conjunto de fatores. “Não existe apenas um motivo. As pessoas podem deixar de consultar o crédito pela retração do consumo, pelo aumento das vendas em modalidades como o cartão de crédito e isso pode indicar uma diminuição da inadimplência”, diz.

Em dezembro, a Boa Vista SCPC divulgou uma a pesquisa indicando que a inadimplência do guarulhense caiu 4,2% no acumulado de 2017 e 5,8% comparando outubro de 2016 com o mesmo mês do ano passado.

Ainda segundo o levantamento da ACE, o mês que concentrou o maior número de consultas ao banco de dados foi novembro, com 45.844 buscas. O mês é marcado pela Black Friday e pela proximidade com as festas de fim de ano.

O mais importante, segundo o dirigente, é verificar o volume de vendas, que nem sempre está diretamente ligada ao de consultas. “A consulta, que oferecemos na nossa entidade, é importante para o consumidor tomar ciência da sua própria situação e para o lojista ter mais segurança ao fechar os negócios e conceder crédito”, completa.

Ainda segundo Paneque, a vitória que a ACE e as entidades coirmãs da Facesp tiveram ao derrubar a famigerada Lei do Aviso de Recebimento deve retomar a confiança nos bancos de dados do SCPC. “A partir de agora a atualização será feita com mais correção, graças ao trabalho que realizamos junto ao Poder Legislativo estadual nos dois últimos anos.