Notícias

ACE-Guarulhos participa de oficina do Plano Diretor

Guarulhos, 06 de julho de 2015

A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos esteve presente, na noite de segunda-feira, 06/07, de mais uma das oficinas participativas realizadas pela Prefeitura de Guarulhos para ouvir propostas para a revisão do Plano Diretor Estratégico da cidade. O encontro aconteceu na Asseag (Associação dos Engenheiros e Arquitetos), no Parque Renato Maia, e reuniu representantes de várias entidades representativas.

O presidente Jorge Taiar e seu antecessor, o conselheiro Wilson Lourenço, representaram a entidade na reunião. Taiar indagou aos representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) sobre o legado real do Plano Diretor a ser revisado. “Precisamos discutir o Plano para os próximos 10 anos, mas é necessário saber o que foi feito de verdade em cima das diretrizes de 2004”, disse.

“Em 2004 o Plano Diretor detectou a disparidade do atendimento do poder público a todas as regiões da cidade”, respondeu a arquiteta Katia Ayumi, gerente de planejamento da SDU. “Depois disso, vários equipamentos foram levados à região de Pimentas e Bonsucesso, integrando aqueles bairros ao restante da cidade.”

“É claro que não foi feito tudo o que aquela região precisa. Ainda há o que se fazer. Mas a estratégia do Plano foi cumprida”, completou o diretor de Gestão Urbana da SDU, Plínio Soares.

Para o novo Plano Diretor, a Prefeitura promete tomar como base o crescimento exponencial da cidade. “A discussão do Plano Diretor é muito importante para o futuro da cidade. Além de pensarmos como melhorar a qualidade de vida da população nos bairros, não podemos deixar que o centro antigo seja abandonado”, disse Wilson Lourenço. “Pensar o adensamento populacional e a mobilidade para manter a atratividade da cidade deve também estar inserido no Plano.”

Oficinas
A revisão do Plano Diretor começou a ser discutida em 2012. Após muito atraso, as discussões foram retomadas com a realização de oficinas como a realizada ontem. 11 encontros foram feitos em diferentes regiões da cidade. Mais de 600 pessoas foram ouvidas.

Agora, a Prefeitura realiza as oficinas com segmentos da sociedade guarulhense: já foram ouvidos os conselhos e movimentos populares; depois das entidades ouvidas na segunda-feira na Asseag, serão realizados encontros com entidades de classe e com a Câmara Municipal. Há, também, uma plataforma digital, no site da Prefeitura, para participação popular.

“O objetivo é ter uma visão de futuro. Guarulhos cresce muito rápido e precisamos pensar sobre como queremos que isso aconteça. As propostas feitas serão compiladas para eventualmente integrarem a revisão do Plano Diretor”, concluiu Plínio.