Economia

ACE-Guarulhos orienta consumidor que precisa regularizar restrição no CPF

Negociação não depende de terceiros e pode ser feita diretamente pelo consumidor

Guarulhos, 26 de março de 2018

A restrição no CPF pode trazer uma série de contratempos para os consumidores, como não poder abrir conta corrente em banco, ter acesso a cartão de crédito ou débito, ter seus pedidos de crédito ou financiamento negados, e queda na pontuação score – consultado pelas empresas credoras para aprovação ou não de crediários, empréstimos, financiamentos etc.

Para regularizar a situação de restrição, a ACE-Guarulhos orienta o consumidor a, antes de tudo, quitar o débito. No site Consumidor Positivo, da Boa Vista SCPC, é possível se cadastrar e verificar gratuitamente os valores em aberto que tenham sido negativados. O segundo passo, para renegociar os valores e a forma de pagamento, é procurar diretamente o credor. Não é necessário envolver terceiros para essa renegociação.

“Depois disso, uma vez quitado ou renegociado o valor em aberto é de responsabilidade do credor solicitar a exclusão do CPF dos cadastros de restrição, como o da Boa Vista SCPC, empresa parceira da ACE”, explica o presidente da entidade, William Paneque.

A ACE orienta, também, que o consumidor evite ter uma dívida não paga. Caso ele perceba que terá problemas para pagar as parcelas, procure o quanto antes o credor para fazer a renegociação, antes de que a negativação aconteça.