Notícias

ACE-Guarulhos instala Câmara de Comércio Exterior com foco inicial na China

Evento de lançamento aconteceu nesta semana, na sede da entidade, com a participação do vice-presidente José Vitorelli

Guarulhos, 17 de março de 2023

A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos iniciou, nesta semana, os trabalhos de sua Câmara de Comércio Exterior, a ACE Chamber. O objetivo da entidade é fortalecer os laços e ampliar o volume de negócios entre as empresas da cidade com países que já são parceiros do Brasil no cenário internacional. O primeiro encontro, realizado na sede da ACE, na última terça-feira, 14/03, focou nas oportunidades do mercado chinês.

De acordo com o vice-presidente de Comércio Exterior da ACE, José Vitorelli, a ACE Chamber trará benefícios concretos aos associados. “A realidade de muitas empresas é de não saber como iniciar e gerir seus processos internacionais. A partir da rede de parceiros da nossa Câmara de Comércio Exterior, vamos facilitar a viabilização de projetos de empresários, empreendedores e startups que buscam importar ou exportar produtos e serviços”, explicou.

A ACE Chamber colocará à disposição dos associados uma equipe de profissionais para atender empresas que buscam orientação, qualificação, mapeamento de negócios, ferramentas para a viabilidade e networking para iniciar a negociação no cenário global. Desta forma, será possível desmistificar o acesso ao mercado exterior, orientando os empresários de forma estratégica a concretizar seus negócios e gerar resultados.

Além de falar sobre as possíveis relações comerciais com a China, o primeiro encontro da ACE Chamber tratou da reabertura no pós-pandemia e das novas oportunidades com a participação de representantes da Câmara Chinesa de Comércio. “Nossa proposta é fomentar o comércio internacional a partir de nosso maior parceiro de negócios, que é a China. Para se ter uma ideia, a corrente comercial sino-brasileira – que é a soma dos negócios de importação e exportação – chegou a US$ 135 bilhões em 2021, de acordo com dados do Governo Federal. É o maior valor da história”, analisa Vitorelli.

A partir de agora, a ACE Chamber promoverá encontros entre empresários com representantes de países parceiros, rodadas de negócios, treinamento e capacitação, para organizar missões internacionais no futuro. “Para os próximos meses, prevemos encontros com Taiwan, Estados Unidos e México com o foco em abrir possibilidade de importação e exportação de bens e serviços”, adianta o VP.

Para o presidente da ACE-Guarulhos, Silvio Alves, a exportação é uma oportunidade muito grande para os empresários locais, independente do porte da empresa. “Não é raro eu conversar com algum pequeno ou médio empresário e perceber que ele ainda não sabe que o comércio exterior também é para ele. Parabenizo o trabalho do Vitorelli no sentido de levar mais essa ferramenta ao nosso associado”, completou.