Notícias

ACE-Guarulhos ganha estatuto social mais democrático

Guarulhos, 01 de agosto de 2012

A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) conta com um novo Estatuto Social. Em pouco mais de duas horas de reunião diretores, conselheiros e associados aprovaram na segunda-feira, 30 de julho, as alterações propostas ao documento que rege os passos da entidade. Entre as mudanças, o período de mandato do presidente, que continuará a ser de dois anos, mas que seguirá o ano civil.


Dirigentes observam alterações realizadas no estatuto da entidade

Antes da mudança, o presidente eleito tomava posse em maio. Com a alteração, o dirigente eleito tomará posse em janeiro, concluindo o mandato no mês de dezembro, dois anos depois. No entanto, a nova regra valerá somente para o presidente eleito no biênio 2015/2017. Por conta disto, as eleições deverão sempre no mês de novembro.

Outra mudança importante foi na composição do conselho deliberativo da entidade, que passará a ter 24 membros eleitos, sendo que 16 farão parte da chapa dos candidatos à presidência e oito para aqueles que desejam disputar a vaga individualmente.

Para quem desejar ser candidato a presidente ou conselheiro, pelo novo estatuto só poderão postular a um dos cargos empresários com mais de quatro anos como associado. A exigência da necessidade de lista de apoio com nomes de 200 filiados caiu. Já para votar nas eleições os associados precisarão estar em dia com as obrigações estatutárias e ser filiado a mais de 180 dias.

“A ideia era de democratizar o dia a dia da ACE-Guarulhos e também de oxigenar e, assim, permitir que pessoas com ideias diferentes contribuam com a entidade”, disse o vice-presidente de serviços, Airton Trevisan, que comandou o estudo para alteração do estatuto e que apresentou as propostas.