Notícias

ACE-Guarulhos comemora aprovação do projeto de lei parlamentar do Cadastro Positivo na Câmara dos Deputados

Matéria segue para votação no Senado e, sendo aprovada, vai para sanção presidencial

Guarulhos, 28 de fevereiro de 2019

A Câmara Federal aprovou o PLP (Projeto de Lei Parlamentar) 441/2017 que tornará automática a entrada de consumidores e empresas no Cadastro Positivo. A ACE-Guarulhos comemorou a primeira vitória.

Com a alteração da lei, o número de pessoas inclusas, entre físicas e jurídicas, deve saltar de 11 para 120 milhões de consumidores, dos quais cerca de 20 milhões serão de pessoas que atualmente não têm acesso ao crédito.

A próxima etapa é no Senado, onde o texto também será votado e deve ser aprovado. Em seguida vai para sanção presidencial. Atualmente, pessoas e empresas precisam autorizar a inclusão no Cadastro Positivo. Com a mudança, todos serão automaticamente incluídos e se desejarem poderão solicitar a exclusão de seu nome desse cadastro.

De acordo com o modelo aprovado, varejistas, bancos, financeiras e empresas de serviços continuados passarão a ter de compartilhar obrigatoriamente as informações de pagamento dos seus clientes com os birôs de crédito, como a Boa Vista, parceira da ACE-Guarulhos, que são os responsáveis pela organização dos dados do Cadastro Positivo. Pagamentos à vista, tanto em dinheiro quanto no cartão de débito, investimentos ou poupanças não entrarão neste banco de dados, garantindo a privacidade dos consumidores e empresas.

Para William Paneque, presidente da ACE-Guarulhos, a aprovação dessa lei significa avanço nas relações comerciais. “Agora vai facilitar, e muito, a circulação de dinheiro no mercado. Isso faz com que a economia aqueça. Todo mundo ganha, porque o impacto será positivo em toda a cadeia produtiva, desde a manufatura até a outra ponta, que é no balcão dos comércios”, afirma.