ACE debate com Alencar Lei das sacolas plásticas
A administração municipal já trabalha na minuta do decreto que regulamentará a Lei 6.481 que obriga a utilização de sacolas biodegradáveis para o acondicionamento de produtos pelos estabelecimentos comerciais da cidade. A informação foi confirmada pelo autor da Lei e atual secretário de Governo, Alencar Santana, em reunião com representantes da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) que aconteceu, ontem, no Paço Municipal.
Dirigentes da ACE com o secretário de Governo Alencar Santana
Segundo Alencar, o governo municipal pretende debater o texto do decreto com a sociedade civil. “Já conversamos com redes de supermercados e queremos as sugestões da ACE. Vamos repassar o decreto à entidade para que ela possa fazer suas considerações”, confirmou Alencar.
A reunião com o secretário de Governo de Almeida foi sugerida pela Associação Comercial que vê alguns excessos na Lei. “Se for levada ao pé da letra, os estabelecimentos comerciais não poderão utilizar qualquer tipo de embalagem para o acondicionamento dos produtos. Nem mesmo as tradicionais embalagens para presentes escaparão”, ressaltou o presidente da ACE, Wilson Lourenço, que parabenizou a intenção da prefeitura em defesa do meio ambiente, mas mostrou preocupação quanto à fiscalização caso a Lei não seja mais clara quanto ao uso das embalagens biodegradáveis.
Jorge Taiar, vice-presidente do comércio da ACE-Guarulhos, disse a Alencar que os comerciantes não estão preocupados com as sacolas, mas com a possível proibição de outros tipos de embalagens. “É irmos além, se enumerarmos há um caminhão de coisas que podem ocasionar problemas ao meio ambiente, fora que a Lei permite, ainda, a utilização de embalagens de plásticos pela indústria”, disse.
Alencar ressaltou que a regulamentação da Lei será mais simples após a construção do decreto. O secretário de Almeida aproveitou para enfatizar que a prefeitura pretende realizar outras ações em prol do meio ambiente. “Queremos implementar a coleta seletiva, uma grande política pública para cidade, além do mais foi compromisso de campanha do prefeito”, contou.