Notícias

Pesquisa ACE-Guarulhos/Ciesp mostra resultado positivo de protocolos de prevenção das empresas

Levantamento coletou respostas válidas de 120 empresas, das quais apenas 25 registraram casos confirmados de coronavírus entre seus funcionários

Guarulhos, 09 de julho de 2020

A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos) e o Ciesp-Guarulhos realizaram uma nova pesquisa para identificar os impactos da pandemia de coronavírus nas empresas da cidade. O levantamento foi feito entre os dias 21 de março e 4 de julho e coletou respostas válidas de 120 estabelecimentos, que, juntos, empregam cerca de 5.600 funcionários.

As empresas participantes do estudo responderam 13 questões relacionadas ao tema, com 28 blocos de alternativas abertas e/ou de múltipla escolha. Dos 120 empreendimentos analisados, 57 são do setor de serviços, 33 do industrial e os outros 30 atuam no comércio.

De acordo com José Roberto Vitorelli, vice-presidente de Comércio Exterior da ACE-Guarulhos e um dos responsáveis pelo levantamento, entre os números obtidos pela pesquisa, alguns merecem ser destacados, como o baixo número de estabelecimentos que registraram colaboradores infectados pelo vírus.

“Das 120 empresas analisadas, registramos 25 que confirmaram casos positivos de COVID-19 entre seus funcionários, ou seja, 21, 2% do total. Isso mostra que a maioria tomou os cuidados necessários para evitar a disseminação da doença”, pontuou o dirigente.

ACESSE AQUI O LEVANTAMENTO COMPLETO

Ainda segundo o diretor, outros dados levantados que chamaram a atenção estão relacionados ao faturamento dos empreendimentos guarulhenses. Para Vitorelli, o cenário econômico de hoje deve servir de alerta aos empresários.

“Mais de 90% dos estabelecimentos que forneceram respostas válidas, mais precisamente 112 empresas, indicam redução no faturamento atual em comparação aos últimos meses. Destes, 70%, ou 84 empreendimentos, já registraram queda nas vendas desde o início do surto”, enfatizou o diretor.

Presidente da ACE-Guarulhos, Silvio Alves salientou que controlar a pandemia é o primeiro passo para a recuperação econômica e apontou que a confiança, tanto do empresário como do consumidor, será recuperada com o tempo.

“Se os dados econômicos relacionados ao passado recente e ao presente não são os mais animadores, em contrapartida, pudemos observar que há um grande zelo pela saúde nestas empresas estudadas. Isso é fundamental para que o futuro seja promissor. Tanto é verdade que 57 empresas esperam manter o quadro de funcionários, enquanto 49 estimam demissões e 14 não souberam responder. Podemos dizer que há um otimismo entre os empreendedores sobre uma possível recuperação nos próximos meses”, avaliou o presidente.