Palavra do Presidente

Que a expectativa se torne realidade

Guarulhos, 05 de dezembro de 2018

Nesta semana, a Boa Vista, empresa parceira da ACE-Guarulhos, publicou resultado de pesquisa a qual diz que micros, pequenos e médios empresários estão confiantes quanto ao aumento de faturamento de seus negócios para 2019. Nós repercutimos aqui no site da ACE.

O Brasil, institucionalmente falando, precisa aproveitar esse momento de otimismo dos empreendedores e oferecer ferramentas para que essa expectativa de crescimento de faturamento venha a ser realidade ano que vem. No país inteiro há uma rede de associações comerciais e industriais, sindicatos patronais e organizações empresariais dispostas a dialogar com os três níveis de governo para fomentar o desenvolvimento. Basta prefeitos, governadores e presidente terem a mesma disposição.

E envolvo aí também o Congresso. É preciso que o PL 10.044/2018 não seja aprovado na Câmara, uma vez que já passou pelo Senado. Essa proposta representa um retrocesso no que diz respeito à abertura e fechamento de empresas, burocratizando o processo ao elevar custos e entraves. E, caso seja aprovado, é preciso que Michel Temer, ou Jair Bolsonaro, dependendo de quando acontecer, não sancionem esse PL. Será um convite à informalidade. Aí, quem perde é o Brasil.

A economia interna dá sinais de reação. Por isso é imprescindível que todos os atores responsáveis pela impulsão do desenvolvimento interno falem a mesma língua. Sejam agentes públicos ou da iniciativa privada. Não estamos num crescimento propriamente dito, mas o otimismo da classe empresarial precisa ser considerado. Quando todos os níveis empresariais dizem esperar mais de 2019 é porque significa alguma coisa.

Precisamos manter o otimismo e continuar trabalhando para que o mercado interno se recupere o quanto antes. Só dessa forma todos sairemos ganhando.

William Cotrim Paneque
Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos