Palavra do Presidente

Comércio vende bem, mas pode crescer mais

Números da nossa parceira, a Boa Vista SCPC, mostram crescimento gradual da economia

Guarulhos, 18 de junho de 2018

No final da semana passada, a Boa Vista SCPC, parceira aqui da ACE-Guarulhos, publicou balanço feito junto ao comércio a respeito das vendas no período do Dia dos Namorados. Os números são positivos, mas indicam que o setor pode crescer ainda mais.

Em relação a 2017 houve avanço de 2,2% nas vendas. Porém, se levarmos em consideração o comparado entre 2017 e 2016, há um leve recuo. No ano passado o crescimento foi de 2,5% em comparação ao ano retrasado. Mas isso não quer dizer que devemos acender o sinal de alerta. Até porque, mensalmente, a ACE-Guarulhos vem publicando estudos da Boa Vista, e em todos há indicativos de crescimento no setor varejista.

Certamente essa queda nas vendas durante o período de Dia dos Namorados é reflexo da greve dos caminhoneiros. A mobilização dessa massa de trabalhadores impactou negativamente nas vendas, por mais justas que fossem suas reivindicações, fazendo, assim, que o consumidor perdesse um pouco a confiança no mercado.

Mas se ampliarmos o espectro e procurarmos entender todo o contexto desde a queda da ex-presidente Dilma Rousseff, o comércio vem numa curva ascendente. A mesma Boa Vista aponta que em 2016 – ano de transição de governo – as vendas recuaram 5,8% ante ao mesmo período de 2015.

Então vejam o quanto crescemos de 2016 para cá. Isso não quer dizer que consolidamos nosso mercado interno e que ele está forte. Ainda não! Mas é certo que a cada período o setor varejista ganha musculatura.

Esse pode ser um grande indicativo do que o país precisa fazer para retomar a produtividade. O caminho, nós aqui da ACE já demos: o Brasil precisa praticar a reforma tributária e tirar das costas do empreendedor a pesada carga de impostos que encarece os produtos e que penaliza o consumidor final com os altos preços.

O Estado precisa abrir mão de ser parte societária dos empreendedores e se limitar apenas em ser o indutor do desenvolvimento dos meios de produção do país. Quando o Brasil adotar essa prática, vai ficar mais forte e todos sairemos ganhando.

William Paneque
Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos