Notícias

CME da ACE-Guarulhos realiza oficina de Canvas para capacitação estratégica

Curso aconteceu na terça-feira, 17/04, na sede da entidade, no Bom Clima

Guarulhos, 19 de abril de 2018

Planejamento estratégico de estruturação de negócios. Resumidamente, essa é a definição de Canvas. A ferramenta foi objeto de curso na última terça-feira, 17/04, no auditório da ACE-Guarulhos. A adesão foi tanta, que o auditório ficou lotado. A oficina foi ministrada por Danilo Toniolo, especialista no assunto.

Organizado pelo Conselho da Mulher Empreendedora (CME), a oficina de Canvas foi aberta ao público, associados e não associados da ACE. “Com o Canvas, o empreendedor responde às principais questões sobre seu negócio e faz um quadro visual que o ajuda a enxergar sua empresa como um organismo vivo”, diz Áurea Caccia, diretora superintendente do CME.

Canvas é uma ferramenta que permite ao empreendedor avaliar onde, quando, quanto e como investir em seu negócio. E o principal: se há necessidade desse investimento. “Dá embasamento ao empresário para analisar seu mercado consumidor e elaborar estratégias de marketing e vendas”, continua Aurea, que foi, ainda, uma das alunas da oficina.

Também membro do CME e 1ª secretária da ACE, Irene Araújo participou do curso e avalia de forma positiva o aprendizado. “Nos dividimos em grupos e todos participamos ativamente de todo o processo de aprendizado da oficina”, disse.

Boa parte dos alunos da oficina era formado por novos associados da ACE. “Pudemos ver que é muita gente jovem, que tem garra e quer prosperar. Então, qual deve ser o papel da nossa entidade? Temos de empoderar esses empresários. Sejam eles novos ou experientes. A ACE sempre tem de servir como instrumento de desenvolvimento do micro, pequeno e médio empresário da cidade”, analisa William Paneque, presidente da ACE-Guarulhos.