Notícias

ACE-Guarulhos apoia movimento do Sebrae pelo Refis para MPE

Entidades mobilizam deputados federais pela derrubada do veto do presidente Temer ao Refis para pequenas empresas

Guarulhos, 26 de janeiro de 2018

A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos apoia o Sebrae-SP na mobilização pela derrubada do veto do presidente Michel Temer ao projeto de recuperação fiscal (Refis) para as micro e pequenas empresas, aprovado pelo Congresso Nacional por unanimidade em dezembro. A apreciação do veto deve entrar na pauta da Câmara dos Deputados após a votação da Reforma da Previdência, prevista para 19 de fevereiro.

Segundo o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, Temer vetou o projeto por questões técnicas e a vontade política de implantar a mesma ferramenta de auxílio concedida às grandes empresas permanece. “A equipe econômica do governo entende que alguns pontos podem causar prejuízo ao caixa do governo, mas isso será sanado após a derrubada do veto”, explica.

Para o presidente da ACE, William Paneque, o Refis para os pequenos é uma questão de justiça. “Os micro e pequenos empresários são os que mais geram emprego. E são os que têm menos fôlego financeiro para investir e crescer. A mesma condição de negociar as dívidas com o governo que os grandes têm pode ajudar tanto o pequeno empresário quanto o governo, que vai conseguir receber”, afirma.

Mas Afif alerta que, antes da derrubada do veto, é imprescindível que os empresários do Simples que foram notificados pela Receita Federal regularizem a situação, parcelando as dívidas na regra atual (em até 60 meses), para não serem excluídas do Simples.

Desde o dia 15/01, o hotsite www.refisparaospequenos.com.br oferece informações, orientações e registra o apoio à derrubada do veto ao projeto de recuperação fiscal para as empresas de micro e pequeno porte. “O Refis para os pequenos negócios não é um favor. É um reconhecimento à importância das micro e pequenas empresas para a retomada econômica do país, além de representar o cumprimento da Constituição, que prevê o tratamento diferenciado às empresas de micro e pequeno porte”, ressalta Afif.