Notícias

Fiscalização a ambulante irregular é intensificada no Centro

Guarulhos, 19 de março de 2015

Em esforço conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria de Transportes e Trânsito, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) tem intensificado a fiscalização ao comércio ambulante irregular na região central de Guarulhos. Desde a segunda-feira, dia 16, cerca de 20 agentes estão atuando no Centro de forma permanente.

Parte dos fiscais fica alocada em pontos fixos. Outros circulam entre a rua Capitão Gabriel e a extensão do calçadão da rua D. Pedro. Uma outra frente faz varreduras pelo entorno do Centro, abrangendo a praça Getúlio Vargas, praça dos Estudantes e as ruas Felício Marcondes, João Gonçalves e adjacências.

A Guarda Civil Municipal (GCM) participa da operação. Quatro guarnições motorizadas realizam rondas ostensivas em apoio aos fiscais. A presença dos guardas é em tempo integral e garante suporte às ações.

Nos primeiros dias da iniciativa, já é possível perceber a diminuição na presença de ambulantes ilegais. A constante presença de fiscais e guardas impede que o comércio irregular se estabeleça. Com isso, evita-se também os conflitos gerados quando são deflagradas operações de repressão com apreensões.

O reforço de fiscalização rendeu apreensões. Centenas de peças de roupa, calçados, equipamentos, brinquedos, produtos alimentícios, acessórios em geral, entre outros, já foram recolhidos pelos fiscais.

Para a Prefeitura, o objetivo da ação organizada pela SDU é inibir o comércio irregular. Após um levantamento apontar quais os setores do Centro registravam as maiores incidências de ambulantes ilegais, a fiscalização foi designada a fazer o monitoramento diário por tempo indeterminado.

Segundo a SDU, o foco maior não é a apreensão de mercadorias de forma coercitiva, mas sim estimular que as atividades econômicas praticadas em Guarulhos, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, ocorram de forma legal.