Notícias

Sede da Fatec na cidade pode ser transferida para o Cecap

Guarulhos, 03 de fevereiro de 2010

O governo do Estado de São Paulo pode aumentar o número de vagas e cursos na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Guarulhos. A instituição, atualmente locada em um edifício na rua João Gonçalves, no Centro, pode se transferir já no segundo semestre para um local maior. A expectativa é que a unidade se instale no antigo prédio do Clube das Mães, no Parque Cecap.

A Secretaria Municipal de Educação confirmou as conversas com o Centro Paula Souza (CPS), órgão responsável pela Fatec, para viabilizar outro espaço para o funcionamento da unidade. Em nota, a Pasta respondeu que o tema ainda está em análise, entretanto, não foi ventilada a possibilidade de locação de novo prédio, sendo ideal a utilização de edifício público próprio.

O prédio do Clube das Mães pertence ao governo estadual e será vistoriado em breve pelo secretário municipal de Educação, Moacir de Souza, representantes do CPS e os vereadores Eduardo Kamei (PSDB) e Geraldo Celestino (PSDB). O imóvel da Fatec no centro custa R$ 27 mil por mês aos cofres municipais, de acordo com contrato de aluguel que vai até outubro de 2011.

O CPS informou que as conversas sobre a mudança de local em Guarulhos ainda estão em fase de discussão, não existindo definição de datas, cursos que podem vir, número de alunos e localização do prédio. Atualmente, a unidade conta com 600 matriculados. O órgão estatal destacou que cabe à Prefeitura a indicação, construção ou reformas e adequações necessárias para a nova unidade. Já o Centro Paula Souza ficará responsável pela elaboração do projeto pedagógico, contratação de professores, compra de equipamentos e o restante da infraestrutura necessária para o funcionamento dos cursos.

Segundo Kamei, que já participou de algumas das conversas com representantes dos governos municipal e estadual sobre o tema, é imprescindível que a faculdade conte com melhores instalações. “Só temos em Guarulhos os cursos de Logística Aeroportuária e Logística em Transportes, o que não atende a demanda do município. Ali no Centro não há mais espaço.”

Ele afirmou que no Clube de Mães há espaço para 12 salas de aula e que este número pode crescer no segundo semestre com a ampliação do prédio. “Poderá se tornar uma referência até pela proximidade da futura rodoviária.”