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Demanda deve provocar atrasos e filas no Aeroporto até a Copa

Guarulhos, 29 de janeiro de 2010

Atrasos nos vôos, filas, reclamações dos usuários e dificuldades na prestação de serviços. Essas situações devem ser constantes daqui para frente no Aeroporto Internacional de Guarulhos até a Copa do Mundo de Futebol em 2014 aponta estudo do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). A principal causa desses problemas é a ausência de infra-estrutura no local.

Em 2009, o aeroporto recebeu 21,6 milhões de passageiros, ante 20,4 milhões do ano anterior. Como a capacidade máxima em Guarulhos é de 20,5 milhões de usuários, o Snea destaca que o complexo está funcionando acima do que pode suportar e essa realidade tende a piorar. A previsão é que em 2014, ano do Mundial, a demanda deve alcançar 29,5 milhões.

Se o Terceiro Terminal de Passageiros, a reforma das pistas e as saídas rápidas forem concluídas até março do citado ano, como previsto, a capacidade em Cumbica deve subir para 30,5 milhões. Entretanto, o Snea teme que as obras atrasem e prejudiquem ainda mais o atendimento.

Para o diretor do Snea, Ronaldo Jenkins, a principal preocupação das empresas aéreas será a prestação de serviços nos anos precedentes a Copa. “A defasagem na infraestrutura atrapalha pelo aumento da demanda. Alguns aeroportos, como Guarulhos, por exemplo, precisariam das obras finalizadas já em 2010.”

A estimativa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é iniciar a construção do Terceiro Terminal em setembro deste ano. Para Jenkins, o período para levantar o complexo é curto e pode não ser cumprido. Neste caso, o atendimento aos turistas no período do Mundial será comprometido. “Se uma empresa embargar a licitação vai dificultar o cumprimento do apertado cronograma.”

A Snea entende que em breve a capacidade de Cumbica será saturada, assim como ocorreu em Congonhas. Por isso, há preocupação na estruturação do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. “É a opção, porém está aquém do ideal”, afirma Jenkins. Em 2009, entre pousos e decolagens, houve movimentação de cerca de 210 mil aviões em Guarulhos. A previsão é que em 2014 haja um acréscimo de 40 mil aeronaves.

Além de Guarulhos, os outros 15 aeroportos das 12 cidades sedes da Copa podem ter problemas pelo excesso de demanda nos próximos anos. A Infraero afirmou desconhecer o estudo e que, por isso, não teriai como comentar.