Notícias

Seminário em Guarulhos discute Trem de Alta Velocidade

Guarulhos, 09 de dezembro de 2009

O Seminário “Brasil nos Trilhos: o Trem de Alta Velocidade (TAV), o Expresso Aeroporto e o Trem de Guarulhos abrem novas perspectivas de desenvolvimento” reuniu cerca de 700 pessoas nesta segunda-feira (7), no Adamastor Centro. O evento contou com a presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega, do prefeito Sebastião Almeida e de professores e empresários para discutir a implantação de novas linhas férreas na região sudeste do País.


Guido Mantega, Ministro da Fazenda, participou do encontro

 “Há alguns anos, seria irresponsabilidade propor um projeto como o TAV. Não haveria interesse em investir ou demanda suficiente de usuários. Porém, no contexto socioeconômico atual, esse projeto é viável”, afirmou o ministro Mantega durante a abertura do evento. Em tom otimista, ele traçou um panorama da evolução da economia brasileira nos últimos oito anos, com destaque para a recuperação do mercado interno durante os últimos meses, apesar da crise mundial. “O Brasil está nos trilhos do desenvolvimento econômico em alta velocidade, igual ao trem, que fará o país entrar na modernidade”, finalizou.

O prefeito Sebastião Almeida destacou a importância de o evento ampliar a discussão em torno dos trens que poderão atender Guarulhos e o Estado de São Paulo. “Tivemos a oportunidade de ouvir opiniões e pontos de vista diversos durante o dia. Foi muito importante, porque apareceram divergências, polêmicas e contradições que permitem o aperfeiçoamento  do debate em torno do assunto “, afirmou.

Almeida também cobrou mais rapidez dos governos federal e estadual para a implantação dos projetos dos trens para Guarulhos. “Grandes obras alavancam o crescimento das cidades”, disse o prefeito. Ele lembrou dos avanços proporcionados à cidade e com a construção das rodovias Dutra e Fernão Dias, na década de 50, e mais tarde da Ayrton Senna e o aeroporto internacional de Guarulhos. “A implantação dos trens tinha que ter acompanhado a construção do aeroporto, em 1985. Infelizmente, esse investimento não foi feito e hoje Guarulhos é uma das poucas cidades do mundo que possui um aeroporto grande desconectado das linhas de trem”, destacou.

O secretário Antonio Carlos Almeida (Desenvolvimento Econômico) lembrou que a cidade era servida pelo ramal Cantareira da Estrada de Ferro Sorocabana. “A linha férrea deixou de funcionar com a chegada da Dutra, levando o desenvolvimento da cidade para as margens da rodovia. O TAV vai ter um impacto muito grande em todas as cidades por onde passar”, afirmou o secretário.