Notícias

Rede Paulista de Incubadoras é apresentada oficialmente

Guarulhos, 16 de outubro de 2009

Com 51 incubadoras já associadas o que representa um universo de mais de 800 empresas incubadas, a Rede Paulista de Incubadoras (RPI) será oficialmente anunciada no próximo dia 15 de outubro. A rede tem como objetivo fortalecer o movimento do empreendedorismo inovador por meio de ações técnicas, políticas, institucionais e gerenciais com as incubadoras. O lançamento será na sede do SEBRAE-SP, localizada na Rua Vergueiro, 1117, às 15h.

De acordo com Sérgio Risola, presidente do Conselho Deliberativo da Rede e também diretor executivo do Cietec – Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, a Rede será uma importante ferramenta de incentivo ao movimento do empreendedorismo inovador por meio de ações técnicas, políticas, institucionais e gerenciais influenciando diretamente as empresas incubadas. “A RPI está formalizada com total apoio do SEBRAE-SP que já oferece ao Estado de São Paulo um suporte bem estruturado a essas entidades e às empresas nascentes com relação, principalmente, às ferramentas de gestão e capacitação profissional”, comenta Risola.

Outro importante papel exercido pela RPI é atuar como um canal político de interação com a ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e outras entidades e agências que apóiam o movimento, como CNPq, SEBRAE-SP, FINEP e BNDES. O presidente da ANPROTEC, Guilherme Ary Plonski ressalta a importância da rede no Estado de São Paulo. “Essa atividade mais integrada e facilitada proporciona o compartilhamento das boas práticas e experiências, dando maior visibilidade ao movimento das incubadoras. Certamente, será capaz de inspirar instâncias, instituições e municípios a gerar os espaços de novos empreendimentos”, declara Plonski.

Segundo o Presidente do Conselho da Incubadora Guarulhos – Roberto Marchiori – a criação da RPI pode ser um importante impulso ao desenvolvimento em nível estadual. “As incubadoras, especialmente as de base tecnológica, vêm fortalecendo um novo modelo de desenvolvimento saudável e promissor, baseado em micro e pequenas empresas que se viabilizam por projetos inovadores e nesse sentido a criação de uma rede ajudará no crescimento desse movimento em todo o Estado de São Paulo”

O diretor-superintendente do SEBRAE-SP, Ricardo Tortorella, também enfatiza que a Rede Paulista de Incubadoras contribui ainda mais na transformação de idéias em negócios e auxilia no desafio de gerar oportunidade e desenvolvimento. “O trabalho em rede facilita a troca de informações da experiência vitoriosa da incubação de empresas aos empreendedores e cidades paulistas”, comenta o diretor-superintendente.

Primeira ação da Rede Paulista de Incubadoras –
Entre 16 e 18 de março de 2010, acontece a primeira grande ação da RPI, a InovaBrasil, feira que mostrará uma importante face do empreendedorismo inovador. Esse evento tem o apoio do escritório regional do SEBRAE-SP de São José dos Campos.

A InovaBrasil, que ocorre no Parque Tecnológico de São José dos Campos, tem como objetivo principal gerar negócios, facilitar a aproximação das empresas incubadas com o mercado corporativo, proporcionar a troca de informações e fortalecer a imagem das incubadoras e dos parques junto aos agentes públicos e privados.

Também durante o evento ocorrerá uma rodada de negócios promovida pelo CIESP e FIESP. Entre as empresas confirmadas como âncoras estão: Kodak, GM, Johnson, Nestlé, Ericsson, entre outras.