Projeto da Telefônica pretende reduzir reclamações na cidade
A Telefônica deve apresentar, na próxima semana, um projeto para minimizar os problemas que vêm ocorrendo com serviços oferecidos pela empresa em Guarulhos. Foi o que garantiu o diretor do Procon, Jorge Wilson, ao Guarulhos Hoje. Em 9 de abril, a operadora de telefonia havia sido autuada pelo Procon, devido a problemas ocorridos no acesso à Internet pelo serviço Speedy.
Antes da autuação, o Procon já registrava uma série de queixas diferenciadas, contra a operadora, entre elas cobrança indevida, falta e má qualidade do serviço, entre outras reclamações. Devido ao volume de denúncias, as audiências estavam sendo marcadas para setembro. À época, o Procon de Guarulhos exigiu da Telefônica um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
Por mês, de acordo com dados do Procon, em Guarulhos, são registradas em média cerca de 800 reclamações envolvendo serviços de telefonia, sendo a maior parte contra a Telefônica. A multa contra a empresa pode chegar a R$ 3 milhões.
No início de abril, estava marcada reunião em Guarulhos com o diretor de assuntos institucionais da Telefônica, Victor Olszenski. Porém, a diretoria do órgão foi informada que o ele não poderia comparecer.
“Mas agora, a reunião acontecerá na próxima semana aqui em Guarulhos e a Telefônica irá apresentar um projeto para resolver os problemas e as reclamações de todos os usuários que estão com ações no Procon”, garantiu o diretor do órgão de defesa do consumidor.
Segundo Wilson, a empresa de telefonia já apresentou alguns itens que devem ser ratificados na reunião. Entre eles, está a reestruturação da agência. “A empresa deve proceder uma reforma física de sua unidade em Guarulhos (Centro) para melhor atender os clientes e reclamações”.
Outro fator, segundo ele, se refere a autonomia dos funcionários para resolver pendências. “Valores de até R$ 50,00 podem se solucionados pelo funcionário sem ter de passar pelos trâmites burocráticos que emperram as negociações”, finalizou o diretor.
Apagão – Com relação à pane da Telefônica ocorrida na última semana, quando os telefones ficaram mudos por mais de duas horas, o diretor do Procon informou que o problema não ocorreu apenas com a empresa. “No dia constatamos que a pane também ocorreu com operadoras de telefonia móvel. Inclusive, quando do apagão, verificamos o problema com pessoas que estavam no órgão. Muitos não conseguiam se comunicar de um celular para outro”, garantiu Jorge Wilson.
Carrefour – Nos próximos dias fiscais do Procon e da Vigilância Sanitária devem retornar à loja do Hipermercado Carrefour, localizada na avenida Paulo Faccini, Macedo, para verificar se os problemas constados no local foram resolvidos.
Durante vistoria, ocorrida no último dia 9, a fiscalização se concentrou na seção de congelados, principalmente nas condições que os peixes apresentavam para o consumo. Na ocasião 60 quilos de peixes tirados da banca de refrigeração estavam podres.