Notícias

PROCON orienta comerciantes em palestra

Guarulhos, 16 de dezembro de 2008

O que empreendimentos do setor de telefonia, financeiro, automobilístico, planos de saúde tem em comum? A pergunta pode até parecer estranha em um primeiro momento, mas não é. Estas empresas são as campeãs de reclamação no PROCON-Guarulhos. A instituição realizou, ontem, na Casa do Empreendedor, a palestra “Foco no Varejo” com objetivo de orientar os empresários a estabelecerem uma relação mais responsável com os consumidores.


PROCON tirou dúvidas dos lojistas

O encontro foi conduzido pelo advogado do PROCON, Renato Garcia, que abordou temas importantes, como: fixação de preços em mercadorias; troca de produtos; Nota Fiscal Paulista e fiscalização. Garcia disse o principal problema que leva os varejistas ao balcão da instituição é a falta de informação. “Queremos propor que empresa e consumidor estabeleçam uma via com mais responsabilidade, ou seja, queremos criar um processo educacional nesta relação”, disse.

Num momento em que o consumo esta em alta, em virtude dos festejos de final de ano, o PROCON está atento quanto às obrigações do comércio. “Temos orientado que a partir das orientações da Lei 8078/90 – Código de Defesa do Consumidor – o fornecedor tem que cumprir o que é determinado, se não será penalizado, por exemplo, quanto à fixação de preços nos produtos”, relatou.

Proprietário de uma loja de telefonia celular, Ricardo William Rodrigues de Camargo, contou que tem estabelecido uma relação mais estreita com seus clientes, sobretudo no caso de torça de produtos. “Procuro ficar atento a tudo. Dentro do possível, o consumidor sempre tem razão”, salientou.

O PROCON-Guarulhos fica na Rua Condessa Amália, 241. Informações pelo telefone: (11) 2468-0068.