Empresas têm dificuldade em executar estratégia
Estratégia empresarial é o caminho que as organizações traçam e escolhem para atingir seus objetivos futuros. Também pode-se considerar estratégia empresarial o caminho que foi percorrido pela organização até hoje.
Apesar de muitas empresas procurarem definir qual o melhor caminho para atingir seu objetivo, poucas possuem um processo formal de Planejamento Estratégico, realizado periodicamente e agregando todo o corpo executivo.
Para o consultor Egberto Prado Lopes Bastos, da MTB Assessoria Organizacional, isso não é de todo ruim. “Empresas jovens, em fase de crescimento, não podem ter muitas amarras burocráticas. Para elas, essas amarras podem trazer resultados catastróficos”, diz.
“O Planejamento Estratégico se torna necessário quando a empresa percebe que a fase do improviso não surte mais resultados. Nesse ponto, é preciso mudar a postura ou a organização começa a perder oportunidades, diminui sua lucratividade e passa a ser seriamente ameaçada por concorrentes”.
Bastos afirma que toda empresa precisa de uma estratégia (pelo menos uma idéia de direcionamento) desde o seu momento zero, quando a idéia inicial surge na cabeça de um empreendedor.
“Quanto mais madura e sofisticada fica a empresa, mais chances ela tem de possuir um planejamento estratégico formal, mas isso não é regra. Há empresas grandes que têm como premissa a ausência total de um planejamento estratégico formal, apoiando-se na idéia de ter a maior flexibilidade e adaptabilidade ao ambiente possível. Tem dado certo”.
O consultor acredita que uma das maiores dificuldades das empresas não é traçar uma estratégia, mas colocá-la em prática de forma adequada.
“Existem milhares de ferramentas para o desenvolvimento de um planejamento estratégico correto. No entanto, as metodologias para fazer com que a linha de frente da empresa execute o que foi planejado ainda não são tão divulgadas”, diz.
“A mensuração e o acompanhamento dos resultados são formas de tentar garantir a execução, mas não são suficientes. É preciso voltar a atenção para as pessoas, que são, em última instância, os responsáveis pela execução da estratégia”.
Quando a estratégia adotada se mostra falha, é essencial que a organização descubra o porquê. Em alguns casos, alguns ajustes bastam para resolver o problema; em outros, é preciso mudar radicalmente a postura. Só um estudo detalhado da situação permite uma resposta adequada.
“No momento em que a estratégia foi elaborada, vários riscos foram analisados. Se essa análise foi bem feita, não é muito difícil saber o que deu errado”, afirma Bastos.
Egberto Prado Lopes Bastos é formado em Administração de Empresas pela FGV, com especialização em Marketing e Negócios Internacionais pela Universidade do Texas, em Austin, e Economia pela USP.