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Ampliada a luta contra a carga fiscal

Guarulhos, 12 de novembro de 2004

Proliferam-se pelo país campanhas contra a alta carga tributária. Nesta quinta-feira, 11, foi a vez da Federação do Comércio (Fecomércio), do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo (Sescon-SP) e da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) lançarem a campanha “Carga Tributária, Chega de Abuso”.

Há um mês, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou movimento nos mesmos moldes, com o mote “Menos Imposto. Mais Brasil”. E a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) – representada no evento pelo superintendente da Distrital Centro, Roberto Mateus Ordine – desencadeou ainda durante a reforma tributária a campanha “Basta! Tem Imposto Saindo pelo Ladrão”.

O anúncio da nova campanha, patrocinada por empresários, advogados e contadores, ocorre um dia depois de o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, admitir que a arrecadação de impostos em 2004 será maior do que a registrada em 2003. No ano passado, a carga tributária, segundo o governo, ultrapassou a casa dos 35% do Produto Interno Bruto (PIB).

O envio de uma proposta de emenda constitucional ao Congresso Nacional que reduza a carga fiscal para 20% do PIB nos próximos cinco anos e limite a seis o número de impostos cobrados no Brasil é uma das metas da campanha. Antes disso, porém, mais de 100 outdoors estarão espalhados por São Paulo até o próximo dia 19 de novembro. A campanha também será veiculada em televisão, durante os meses de novembro e dezembro.

“A redução da carga tributária representará aumento de arrecadação e aí sim haverá estímulo para o País crescer”, disse o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso. Para o presidente do Sescon-SP, Antonio Marangon, “está na hora do governo atentar para a esmagadora carga tributária que está sufocando as empresas, impedindo a geração de empregos e, conseqüentemente, o desenvolvimento do País”.

Sílvia Pimentel