Ônibus intermunicipais de Guarulhos terão bilhetagem eletrônica
Implantado há quase dois anos, o sistema de Bilhetagem Eletrônica do município de Guarulhos dá um importante passo na ampliação do seu projeto inicial: a implantação dos validadores nas linhas intermunicipais.
O secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Dr. Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes e o Presidente da EMTU, Dr. Joaquim Lopes da Silva Júnior juntamente com outras autoridades, estiveram presentes dia 08 de janeiro na Guarupas – Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Guarulhos e Região, região central de Guarulhos, efetuando uma visita técnica para o lançamento da implantação da Bilhetagem Eletrônica no Sistema Intermunicipal.
Considerada parte integrante do Projeto Metropass, que a Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM, por meio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP pretende implantar no transporte metropolitano, integrando inclusive as viagens no metrô e trens, esta Bilhetagem será implementada já pensando na futura comunicação entre os sistemas. Ao mesmo tempo segue todas as diretrizes do atual Guarupasse, que já está em operação plena no âmbito municipal.
Na oportunidade o Dr. Jurandir enfatizou a iniciativa dos empresários Guarulhenses e da excelente qualidade da tecnologia utilizada. “O Metropass é um projeto grandioso e precisava realmente começar por alguma cidade. Guarulhos, desta forma acabará por atrair e estimular a entrada de outros municípios no sistema”, ressaltou.Estima o secretário que em 2006 o Metropass já esteja totalmente implantado, interligando os ônibus com o metrô, trens metropolitanos inclusive com redução de tarifa para aquisição do bilhete combinado.
Assim, os portadores do Guarupasse tornam-se os primeiros da grande São Paulo a possuir um cartão apto a ser utilizado nos dois sistemas. “Isso facilita muito o deslocamento do usuário que utiliza ônibus municipais e intermunicipais, racionaliza a logística das empresas que fornecem o Vale-Transporte aos trabalhadores, poupa o trabalho de estudantes que moram/estudam na capital e, sobretudo, amplia a mobilidade de todos os outros passageiros, não ficando restritos somente a trajetos dentro da nossa cidade”, salienta Paulo Arantes, Presidente da Guarupas.
Para Eneide Moreira Lima, Vice-Prefeita, “A prefeitura hipotecou todo o apoiou ao empresariado desde o início da implantação, e agora tem orgulho de colher importantes frutos dessa parceria que beneficia a todos e, em especial, a população”, festejou.Durante o “tour” de apresentação do sistema, Eneide teve o seu cartão Guarupasse-professor personalizado confeccionado em três minutos. “Muito prático, rápido e funcional”, declarou.
Fase experimental
Desde 26 de novembro, três linhas num total de 15 carros já operam com o Validador: 10 carros da linha 100/Mikail-Penha operada pela E.O.Guarulhos; três carros da linha 253/Jd. Paraiso-Metrô Penha de responsabilidade da Viação Transguarulhense/Atual e dois carros da E.O. Vila Galvão da linha 105E/Tucuruvi/Jd. Moreira.
A previsão é de cerca de 90 dias para que os Validadores estejam disponíveis em todos os veículos que fazem o trajeto intermunicipal. “Motivação para a implantação em todos os veículos é o que não falta para os associados da Guarupas”, finalizou Paulo Arantes, Presidente da entidade anfitriã.