Notícias

Analistas projetam crescimento menor

Guarulhos, 23 de setembro de 2003

Os analistas de mercado reduziram pela sétima semana consecutiva as previsões de crescimento econômico este ano. Conforme dados divulgados pelo boletim Focus (pesquisa semanal do Banco Central nas instituições financeiras), o país deverá crescer 0,83% este ano. Na semana passada a previsão era de 0,94% e há quatro semanas os analistas trabalhavam com 1,40% de expansão do Produto Interno Bruto.

Para Joel Bodanski, diretor de Política Monetária do Banco Itaú, e Alexandre Lins, economista-chefe do BNP Paribas, a redução das projeções é fruto do ajuste de previsões do mercado depois da queda de 1,6% no PIB do segundo trimestre.

– O resultado do segundo trimestre foi muito ruim e, mesmo com indicativos de recuperação, precisaríamos ter os últimos três meses muito fortes para que o crescimento do ano fosse melhor – explicou Bodanski.

Para Lins, à medida que os analistas vão consolidando as previsões a tendência é o percentual projetado de crescimento econômico manter-se em queda. No BNP Paribas, a expectativa é de 0,7% para este ano. Bodanski espera 0,8%.