Notícias

Prefeitura inicia obras de revitalização do centro

Guarulhos, 16 de setembro de 2003

Com as obras, a Prefeitura pretende melhorar a fluidez no trânsito sem prejudicar o movimento do comércio local

A primeira fase do projeto de readequação do Centro começou a ser colocada em prática na última segunda-feira, 15. Até novembro as obras estarão situadas nos cruzamentos da avenida Tiradentes com a rua José Maurício e rua Felício Marcondes com a rua João Gonçalves, além da rua Nove de Julho. Com a revitalização do centro a Prefeitura pretende melhorar a fluidez do trânsito na região central, instalar semáforos, racionalizar o fluxo e os itinerários do transporte coletivo, além de mudanças de mãos de direção em algumas vias. As obras recomeçam em janeiro e serão finalizadas até o final de abril de 2004.

Durante o mês de dezembro a Prefeitura fará uma pausa para preservar o movimento do comércio. Segundo Álvaro Antonio Carvalho Garruzi, diretor de departamento da Secretaria de Serviços Públicos, as mudanças previstas pelo projeto de readequação serão feitas em etapas para não prejudicar o andamento do comércio local, mesmo porque outro objetivo é ampliar as possibilidades de comércio, serviços e lazer na região. “Esse projeto já vem sendo formatado e discutido há praticamente dois anos, entre a prefeitura, os comerciantes e a sociedade civil. São realizadas reuniões periódicas com comerciantes, taxistas, fábricas e representantes de várias entidades para discutir a melhor forma de desenvolver o projeto”, acrescenta Garruzi.

No projeto está prevista, até o final de outubro, a inversão de mão da rua Luiz Faccini. Essa mudança será feita para viabilizar uma nova opção de tráfego no sentido bairro-centro e aliviar o trânsito congestionado da rua João Gonçalves. O fluxo de ônibus da rua João Gonçalves será reduzido em até 15%.

Outro motivo fundamental é dar condições para que portadores de deficiência possam transitar sem dificuldades na cidade. “Todas as obras são pensadas no sentido de priorizar o pedestre, implantar melhorias para portadores de deficiência e para quem utiliza o transporte coletivo” diz o diretor.

A população será informada através da entrega de um material explicativo com todas as modificações e possibilidades de acesso.

Alternativas – Para quem vier da Zona Norte a opção de acesso será a avenida Paulo Faccini seguindo pela Rua Olinda de Albuquerque ou pela Siqueira Campos. Já quem vier da Zona Oeste poderá vir pela rua Capitão Gabriel, Sete de Setembro e Diogo de Faria.

As primeiras obras começam nas proximidades do Fórum, na rua José Maurício. A Prefeitura irá cortar o canteiro central da avenida Tiradentes e instalar um semáforo nesse cruzamento. Com essa mudança praticamente 17% dos ônibus que descem a rua capitão Gabriel serão desviados para a Tiradentes. A melhoria da fluidez do trânsito local será de 10%.