Usuário reprova serviços de acesso à Web
O acesso em banda larga à Internet está gradativamente superando o acesso por linha discada no Brasil, mas os usuários estão insatisfeitos com os serviços e o suporte prestados pelas provedoras locais. É o que constata uma pesquisa promovida pela Research International junto a 500 assinantes no Rio de Janeiro (210) e em São Paulo (290).
A sondagem foi encomendada pela Motive Communications Inc., empresa que fornece sistemas para a automação da instalação e do gerenciamento de conexões Web.
Realizada entre os dia 10 e 18 de outubro de 2002, a pesquisa identificou que apenas 10% dos usuários brasileiros de acesso dial-up e 17% dos assinantes de acesso rápido estão plenamente satisfeitos com os processos de pedido, instalação inicial, utilização e suporte dos seus serviços aos clientes.
Outra constatação do levantamento é que um terço dos usuários de dial-up e quase a metade dos clientes de banda larga que requisitaram assistência não tiveram seus problemas resolvidos no tempo ideal. Consequentemente, cerca de 30% dos assinantes brasileiros de acesso à Internet estão insatisfeitos com os serviços e suporte que recebem de seus provedores de acesso.
O custo é a razão principal citada pelos usuários de acesso dial-up para não migrarem para o acesso de banda larga, fato confirmado por cerca de 50% dos entrevistados que acreditam que o acesso de alta velocidade é muito caro.
Jackeline Carvalho