Notícias

Simples: Corretoras deverão contratar mais

Guarulhos, 17 de dezembro de 2002

As 10.146 corretoras de seguros presentes no Estado de São Paulo que deverão se utilizar dos benefícios gerados pela participação do SIMPLES poderão ter sua carga tributária diminuída pela metade do que pagam atualmente, de acordo com cálculos do Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP).

De acordo com o presidente do Sincor-SP, João Leopoldo Bracco de Lima, além da redução de impostos, um dos reflexos que devem ser diretamente sentidos no setor deve ser o aumento do emprego formal.

O enquadramento nesse sistema foi aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 10, na votação do projeto de conversão da Medida Provisória 66 (minirreforma tributária).

Levando-se em conta a área de atividade e o tamanho, uma empresa pode pagar 3% de sua renda bruta em impostos, mas a matéria também precisa ser aprovada pelo Senado.

Segundo o presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), Armando Vergílio, existem hoje em todo o Brasil 27 mil empresas de corretagem e um total de 76 mil corretores de seguros.

O executivo acredita que, com o SIMPLES, muitos profissionais que atuam como autônomos sentirão-se incentivados a abrir suas empresas, o que terá forte impacto na empregabilidade do setor que, atualmente, beneficia cerca de 200 mil pessoas.