Setor de informática espera redução de impostos
A indústria de informática espera que o novo governo aprove, com prioridade, o projeto de redução de impostos para os microcomputadores apresentado ao presidente Fernando Henrique Cardoso em janeiro deste ano. Segundo Gabriel Marão, vice-presidente da Itautec, “esse projeto é importante por permitir a ampliação do índice de nacionalização dos componentes e para inibir o mercado cinza”.
Marão se disse tranqüilo com o resultado das eleições. Na sua opinião, “o candidato tem equipes dispostas a trabalhar nesse sentido”, referindo-se à Luiz Inácio Lula da Silva.
Os fabricantes de microcomputadores apresentaram, em janeiro, uma proposta que prevê a antecipação da Tarifa Externa Comum (TEC) de 2006 para agora e a criação de um mecanismo de equalização que reduza os impostos na medida em que aumente a nacionalização de componentes.
Outra expectativa do executivo é que o governo Lula reduza o custo Brasil em todos os sentidos, como fretes, portos e impostos “para sermos exportadores mais eficientes tanto de hardware como de software”. “Caso isso aconteça, em quatro anos poderemos mudar bastante a balança comercial brasileira”, afirmou Marão.