Notícias

Óleo combustível fica mais caro

Guarulhos, 25 de março de 2002

A Petrobras aumentou o preço do óleo combustível e do gás liqüefeito de petróleo (GLP). O reajuste de 15,4% no óleo combustível vendido nas refinarias da estatal passa a vigorar a partir desta segunda-feira e os 14,5% de aumento para o GLP entram em vigor em 1º de abril. Ontem a estatal comunicou os novos preços para seus clientes.

Em nota divulgada à imprensa, a Petrobras apontou os motivos para os reajustes: oscilação dos preços do petróleo e de seus derivados no mercado internacional, variação da taxa cambial e fatores concorrenciais. É com base nestes indicadores que a Petrobras tem reajustado o preço dos combustíveis nas refinarias.

A estatal havia reduzido o preço do óleo combustível duas vezes, depois que os preços dos óleos combustíveis foram liberados, em novembro do ano passado. Em dezembro baixou 7% e, em fevereiro, 7,6%.

A Petrobras também anunciou ontem que a produção nacional de petróleo, em fevereiro, foi de 1,477 milhão de barris por dia. O resultado foi 7,1% acima da média diária do ano passado, que chegou a 1,379 milhões de barris por dia. A empresa aumentou também o volume produzido no exterior, onde chegou a uma média de 319 mil barris de óleo equivalente (BOE) por dia, em fevereiro.

No total a Petrobras alcançou a marca de 1,796 milhão de barris por dia, um aumento de 9,7% sobre a média de 2001. O maior volume de produção ficou com a Bacia de Campos, no litoral do Rio, que é responsável por cerca de 80% da produção nacional de óleo. Os campos marítimos foram responsáveis por 83% do total de óleo produzido e 59% do total de gás natural extraídos no País e no exterior. A produção no exterior da Petrobras no mês de fevereiro foi de 34 mil barris por dia de óleo e 3,497 milhões de metros cúbicos de gás.