Notícias

5 dicas para controlar as finanças da sua empresa

Controlar as finanças da empresa
Guarulhos, 20 de setembro de 2017

Controlar as finanças pode ser mais desafiador do que imaginamos. Especialmente empresas novas, que ainda não contam com equipes bem definidas. Como resultado, empreendedores tentam assumir as rédeas, só que a inexperiência pode se traduzir em dificuldades na manutenção da saúde financeira da empresa.

Por isso, para que você consiga montar um planejamento eficiente e cada vez mais imune a falhas, reunimos algumas dicas. São cinco oportunidades de você controlar as finanças da sua empresa com praticidade. Confira e inspire-se em nossas ideias!

  1. Monte um planejamento

Empresa alguma se desenvolve, com o tempo, sem um planejamento financeiro. Isso significa saber a origem das receitas, o destino dos gastos e as possibilidades de investimento em curto, médio ou longo prazo.

Isso ajuda a ter um controle melhor sobre o dia a dia de sua empresa. O que, consequentemente, reduz riscos e imprevistos que prejudicam a sua intenção de investir mais no desenvolvimento do seu negócio.

Para fazer o planejamento, considere todos os custos que você tem em um mês — fixos e variáveis —, como:

  • Aluguel;
  • Contas de luz e água;
  • Internet e telefonia;
  • Materiais de escritório;
  • Deslocamentos para reuniões externas;
  • Folha de pagamento;
  • Eventos.

Com eles devidamente registrados, você consegue precisar quanto necessita de receita, no mesmo período, para controlar as finanças e não terminar o mês no vermelho.

  1. Organize os pagamentos

Como um complemento à dica anterior, é importante que você mantenha os prazos de pagamento sob controle. Assim, evita-se o pagamento de juros e multas — circunstâncias incômodas, mas fáceis de erradicar em sua rotina.

  1. Registre tudo para controlar as finanças

Recebeu um orçamento, investiu em um produto ou serviço e tem receitas para receber a prazo? Pois então a melhor maneira de controlar as finanças é por meio de um registro completo de movimentações.

Especialmente, à medida que sua empresa cresce e os departamentos acumulam necessidades. Assim, é importante ter o registro e saber para onde direcionar — e quanto — as quantias viáveis para investir em cada setor.

  1. Reduza custos e otimize investimentos

Indispensável dizer que, para controlar as finanças, os gastos devem ser estratégicos. Ou seja: nada de desperdícios — como água e luz ou mesmo matérias-primas —, pois a economia ao longo do mês se mostra valiosa.

E isso impacta diretamente nos investimentos que você vai fazer. A economia é uma boa reserva para usar o dinheiro em melhorias diversas. No entanto, vale aqui também a análise estratégica: invista apenas em necessidades, e não em apostas muito incertas.

  1. Divida as contas pessoais das empresariais

Isso acontece com muita frequência em microempresas, quando o empreendedor usa a mesma conta do banco para as receitas pessoais e profissionais. Imagine a dificuldade em controlar as finanças com tantas movimentações ao mesmo tempo?

Por isso, antes mesmo de colocar o seu negócio em prática é importante ter uma conta especialmente aberta para as movimentações corporativas.

Agora, para complementar tudo o que vimos aqui sobre controlar as finanças, não deixe de conferir também nosso artigo sobre gestão!