Notícias

1º NJE Conference abordou inovação e criatividade e motivou empreendedores guarulhenses

O evento contou com a presença das maiores referências do assunto no país como Juliana Paulocci, Ian Black e Raquel Carvalho, representante do Facebook

Guarulhos, 05 de dezembro de 2019

Texto: Thaís Pereira, Camila Cunha e Lucas Felipe

A primeira edição do NJE Conference, no último dia 30/11, no The Brick – Vila Augusta, teve como tema principal a criatividade e a cultura de inovação. O objetivo foi o fomento de informação em relação ao empreendedorismo entre os guarulhenses, em especial os jovens. Além de proporcionar experiência em negócios, o NJE Conference conectou e inspirou os participantes presentes, resultando em várias parcerias.

Foi um dia inteiro de atividades, com palestras especiais de Juliana Paulocci, diretora de Inovação da Laje, que compartilhou sua experiência na Cultura de Inovação; Ian Black, fundador e proprietário da New Vegas, que falou sobre os desafios para empreender no mercado criativo; e um dos workshops mais cobiçados atualmente: “Impulsione com Facebook”. Além do Esquenta HackaNoel, com Vinícius Caldini, Futebol de Robôs, Feira Gastronômica com food trucks e muita música com personalidades locais, valorizando os artistas da cidade.

O Esquenta HackaNoel foi um evento derivado do Hackathon, que aqui em Guarulhos é idealizado por Vinícius Caldini. O projeto sem fins lucrativos trabalha a inovação e a tecnologia com o intuito de mudar a perspectivas das crianças, principalmente nas periferias. “Inovação é diferente de invenção. Invenção é quando criamos algo que ainda não existe. Inovação é fazer algo que já existe de uma forma diferente”, afirmou Vinícius.

O HackNoel deste ano acontece dia 21 de dezembro e quem quiser se inscrever para participar da competição e ou ser um dos tutores que coordenam os grupos basta entrar em contato através do e-mail vinicius.caldini@nucleoart.com ou pelo whatsapp (11) 98448-7979.

A Cultura de Inovação está em nós!

A diretora de Inovação da Laje, Juliana Paolucci, trouxe sua experiência dentro do universo da cultura de inovação. Juliana venho diretamente do Rio de Janeiro para o NJE Conference e encantou a todos com sua simplicidade em abordar assuntos que nos afetam diariamente, mas que nunca damos a devida atenção.

A publicitária quebrou o conceito de inovação: o que para muitos tem a ver com tecnologia, para ela, nada mais é que algo novo criado para solucionar necessidades. “Cultura de inovação está relacionado a diversos outros assuntos, incluindo a transformação e a criatividade, algo que nasce com a gente e que durante o crescimento vai se perdendo. Precisamos resgatar essa habilidade com a criatividade, pois é ela que faz com que inovemos”, afirmou.

Ela explicou que esse processo está em nosso total controle. Basta prestar atenção nas atitudes do dia a dia, ver o estresse como um desafio, em vez de uma ameaça, aprender a lidar com as mudanças e saber que não tem problema ser vulnerável. É a arte de controlar os sentimentos e se beneficiar com o que parece um caos, mas que na realidade são oportunidades de você olhar por pontos de vista diferentes e ter a capacidade de se reinventar através dos obstáculos.

Futebol de Robôs

Enquanto aconteciam as palestras sobre Cultura de Inovação, no lado de fora rolava o Futebol de Robôs do Centro Universitário Eniac. As disputas entre os eletrônicos, que são guiados pelos grupos, tinham 3 minutos de duração cada uma, e vencia o time que fizesse 5 gols primeiro ou quem fizer mais gols durante o tempo estipulado.

“O Futebol de Robôs foi uma ideia nossa como proposta de projeto integrado e valia parte da nota. Fomos nós que criamos as regras, confeccionamos a arena e os robôs, fizemos tudo”, afirmou Murilo Antônio, que tem 17 anos e estuda o ensino médio integrado com curso Técnico em Mecatrônica.

Lucas Almeida é professor de Robótica e responsável pelo laboratório de Engenharia do Eniac. Ele conta que a autonomia que os alunos têm na unidade influencia no interesse nos projetos e nas tomadas de decisões quanto à profissão. “O Eniac proporciona para os alunos bastante liberdade no quesito projeto integrador. Quando os alunos nos contaram a proposta, recebemos a ideia com bastante naturalidade e os apoiamos. Após esse projeto muitos alunos decidiram qual profissão seguir, e a maioria está optando pela engenharia”.

Acolhimento, aprendizado e intenção!

Trabalhar menos, conscientemente e, por consequência, ganhar mais dinheiro. Ian Black criou uma palestra muito especial para o NJE Conference, algo que nunca será ministrado da mesma forma com outro público.

Confira seus conselhos sobre empreender:

0 – Seu corpo é seu templo. Alimente-se e exercite-se com responsabilidade. 15 minutinhos em casa mesmo fazem a diferença. E coma comida de verdade sem veneno;
1 – Não estou aqui para fazer amigos. Ter uma relação séria com o que é trabalho, é muito importante, pois você pode ser genial e honesto e sincero sem ter uma relação de amizade no trabalho;
2- Cerque-se das pessoas mais incríveis e livre-se de toda mediocridade. Somos a soma das 5 pessoas com quem mais convivemos;
3 – Um briefing sempre precisa existir e sempre precisa ser impecável. As pessoas precisam entender o que estão fazendo. Eu quero arroz/feijão, mas como?;
4 – Entender todas as dinâmicas relacionadas a dinheiro não é opcional. É preciso saber ganhar e gerenciar;
5 – Dados oferecem um caminho adequado para a verdade e a felicidade. Informação que faz sentido para tomadas de decisão;
6 – Assuma os Quatro Compromissos e a filosofia estoica para vida. Fale sempre a verdade, não leve para o pessoal, não tire conclusões precipitadas e faça sempre o seu melhor;
7 – Tenha mais referências e menos preconceitos. Entenda primeiro;
8 – Reunião não é trabalho. Sobrevivi a mais uma reunião que poderia ter sido um e-mail;
9 – Atender bem o cliente não quer dizer abrir as pernas. Ter sempre compromisso com melhor serviço é o caminho mais adequado;
10 – Criatividade não é sobre ter boas ideias, mas sobre desenvolver boas soluções. Pense em um jeito de ser mais incrível sempre.

Foram 11 conselhos incríveis sobre empreender que fizeram os presentes se questionarem sobre como estão levando seus negócios.