Último Open Monday do ano prestou homenagem à personalidade do meio empresarial
Cerca de 300 pessoas compareceramontem(28/10) ao Open Monday, inovador encontro de integração empresarial promovido bimestralmente na cidade de Guarulhos. A noite foi ainda mais especial com a homenagem prestada pelas entidades empresariais à Luis Roberto Mesquita, que recebeu neste mês no Marrocos o Prêmio de Integridade 2002, que lhe foi concedido pela ONG Transparência Internacional, por suas ações no combate à corrupção através da Associação Guarulhense para Defesa da Cidadania – AGDC, entidade que presidiu durante cinco anos.
O homenageado (à direita) e os dirigentes das entidades
A entrega do prêmio ocorreu no último dia 11 de outubro durante a realização da Assembléia Geral Anual da Transparência Internacional e sua apresentação à sociedade guarulhense ocorreu durante o happy hour promovido nessa segunda-feira no Open Hall Convention Center.
Participaram do evento 21 expositores parceiros, a exemplo da Acig Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guarulhos, Guarulhos Tênis Clube, Pétala Roses, Cepac, Agende/ AGDC, Sescon, Estúdio Neux, Maison Claris, Tony Móveis e Tapetes Rayza. Entidades como o Ciesp, Asec e Agende apoiaram o evento.
Premiado pela Transparência Internacional, o homenageado da noite exibiu o troféu recebido no Marrocos
Durante o coquetel o presidente da Acig, Anunciato Thomeo Sobrinho, convidou os presidentes das Entidades (Ciesp, AGDC, Agende, Viva Guarulhos, CRC-SP. SETCESP, Asec e Creci) para realizar a homenagem. O radialista Augusto Pinheiro ficou encarregado de ler a justificativa enviada à Transparência Brasil para que Mesquita concorre-se ao prêmio. Emocionado ao ser convidado a discursar, o empresário guarulhense disse que valeu a pena ter enfrentado a resistência política e a perseguição sofrida por ele e sua família, pois Guarulhos hoje colhe os frutos de ser uma cidade mais limpa e mais livre da corrupção. “Corrupção esta que não acabou. E conclamo a todos os cidadãos de nosso município para continuar esta luta, denunciando abusos de poder, pois a corrupção é a maior responsável pelo miséria em toda parte do mundo”, declarou.
Mesquita discursou emocionado
Após muitos aplausos, Mesquita e Anunciato convidaram a todos para um brinde. A noite prosseguiu com um buffet de Risotos preparado pelo Open Gourmet.
Breve histórico da trajetória do homenageado
Mesquita, empresário da área comercial, tem liderado movimentos para limpar a vida política de Guarulhos. Sua primeira iniciativa foi durante as eleições municipais de 1996, quando, à frente de uma mobilização popular, exigiu dos candidatos a prefeito que assinassem compromissos de, se eleitos, exercerem um governo livre de corrupção.
O então candidato Néfi Tales, que seria eleito, assinou o compromisso. Contudo, investigações revelaram que o prefeito e membros da sua família subitamente adquiriram propriedades a preços camaradas e com recursos sem origem.
Mesquita com a equipe da Acig, entidade na qual já foi presidente
Embora ameaçado de morte, Mesquita passou a colaborar com as investigações e liderou uma campanha de mobilização da sociedade civil que, em 1998, resultou no afastamento e confisco judiciais de propriedades por enriquecimento ilícito, posterior cassação e prisão de Tales.
Os pais de Luis Roberto, esposa e filhas posaram para foto
Após organizar manifestações públicas contra a corrupção, Mesquita lançou um debate público sobre o problema, tendo em vista as eleições municipais de 2000. A repercussão de todas essas ações na mídia contribuiu para que apenas oito dos 21 vereadores se reelegessem.