É hora de mudar a administração
Você receberia em sua sede, em meio a uma crise de mercado, seu principal concorrente, mostrando-lhe seus estoques e instalações fabris, discutindo em nível de diretoria as dificuldades com cada produto, a conjuntura econômica e suas perspectivas? E se você for um fabricante brasileiro a ocupar o primeiro lugar no mercado nacional e seu concorrente uma multinacional na segunda colocação?
Pois bem, há anos fomos recebidos por uma indústria com a maior cortesia e profissionalismo e tivemos uma manhã extremamente proveitosa, repleta de informações mutuamente vitais. Foi uma experiência inusitada!
A atual conjuntura exige, dos dirigentes empresariais, posturas inovadoras e atitudes revolucionárias. A administração moderna tem de abandonar a forma tradicional de ver e atuar no mercado, substituindo seus medos pela criatividade, destruindo barreiras e criando alianças. Quem não fizer isso irá naufragar. Convido-o a revolucionar a administração de sua empresa, com a adoção conjunta de providências como:
Redução de preços – Tenha a coragem de decidir fazer, de imediato, uma redução em seus preços de venda de 10%. A seguir revise e diminua seus custos internos, que vão desde o preço de aquisição ao de venda, compatibilizando-os. O aumento do volume vai compensar parte da perda da receita;
Gerente – Admita um gerente para novos negócios, cuja remuneração será em cima de resultados financeiros. Abra-se a novas idéias e possibilidades. Saia da rotina, inove em produtos e serviços;
Exclusão – Exclua, de imediato, seu produto de pior desempenho e invista seus recursos no de melhor atuação no mercado. Nada de sentimentalismos, você precisa de pragmatismo e resultados;
Lançamento – É imperioso lançar um produto por semestre;
Alianças – Preocupe-se com as diferentes modalidades de venda de seus produtos. Chame seu banco, estude e ofereça aos seus clientes o melhor esquema financeiro e opções de prazo e preço;
Produção – Revise seu processo fabril, tornando-o ágil e flexível. Terceirize com qualidade. Reduza seus custos mediante a importação de componentes ou insumos. Diminua as perdas e dinamize seu estoque de matérias-primas;
Pesquisa – Quando foi a última vez que você fez uma séria e orientada pesquisa de mercado? Pois bem, faça-a com urgência para saber porque muitos clientes não compram seus produtos. A resposta pode ser preço, qualidade, embalagem ou até mesmo perfil distinto dos seus produtos. Os gostos, preferências e valores dos clientes mudam constantemente e você precisa acompanhá-los. Aprenda lições preciosas com cada venda que você deixou de realizar.
Tempo – Invista nesta semana 50% de seu tempo nestes novos e promissores projetos. O seu tempo é recurso decisivo. Nada vai mudar na sua empresa, a menos que você dê o primeiro passo.
HUMBERTO CAMPOS LAGO