Notícias

Águas de Lindóia recebe encontro do programa Empreender

Guarulhos, 03 de novembro de 2010

Criar, inovar e empreender. Estas são as três principais características do programa Empreender, que ganhou uma injeção de investimentos do Sebrae, Facesp e Associações Comerciais para tornar mais competitivos os 37 núcleos setoriais do Estado de São Paulo. O programa prevê uma verdadeira revolução na infraestrutura das empresas selecionadas pelo projeto.


Painél do Empreender ficou lotado de empreendedores

A apresentação ocorreu no dia 29 de outubro, durante a 11ª edição do Congresso da Facesp, em Águas de Lindóia (SP), e contou com a exposição dos resultados alcançados por dois núcleos – um do estado do Paraná e outro de Santa Catarina – escolhidos para serem pilotos do projeto.

O Empreender Competitivo prevê que num espaço de dois anos as 37 empresas participantes no Estado de São Paulo aumentem em 10% os postos de trabalho, 15% o faturamento e 12% o número de clientes, com investimentos em capacitação com recursos vindos do Sebrae, ACEs e dos empresários.

Resultados acima da média pretendida foram alcançados pelos núcleos pilotos do programa: Núcleo de Usinagem e Ferramentaria (Joinville, SC) e o Núcleo de Gastronomia (Toleto, PR). Os empresários que integram os núcleos experimentaram o crescimento de seus negócios por conta do comprometimento dos empreendedores e dos investimentos.

Nelson Andujar, coordenador estadual do Empreender pela Facesp, ressalta a importância da geração de renda e emprego proporcionada pelo programa. “Num primeiro momento, os empresários pensam que estão querendo colocar a mão no bolso deles, mas acabam vendo que o projeto é sério”, disse.

Grag – Em Guarulhos, o Núcleo de Reparadores Automotivos (Grag) foi selecionado pela Facesp e receberá investimentos nos próximos dois anos. Ao todo, serão injetados R$ 150 mil até 2012, que prevê o aumento do faturamento e do número de postos de trabalho. Os empresários focam, também, os olhares para o aumento da carteira de clientes, especialmente do público feminino. Para 2011, os centros automotivos já esperam colocar em prática outra ação: a implementação do selo de qualidade das oficinas.

O consultor do Empreender-Guarulhos, Wagner Salgado Antico, e Marcos Airton Francisco, empresário integrante do Grag, prestigiaram o encontro estadual do programa.