Workshop debate o mercado externo
Evento foi realizado pelo departamento de comércio exterior da ACE
O Superintendente da ACE, Maurici Dias Gomes, faz a abertura do evento
Com a participação de empresários interessados em ganhar o mercado internacional, a Associação Comercial de Guarulhos (ACE) realizou na manhã de quarta-feira (20/09) o workshop “Adequação de Produtos para o Mercado Externo”. O evento foi comandado pelo coordenador operacional do Progex/IPT, Ílio De Nardi Junior. Maurici Dias Gomes – superintendente da ACE, foi quem fez a abertura do workshop.
O coordenador oepracional do Progex/IPT, Ílio De Nardi, tirou as dúvidas dos empresários
Ílio tirou as principais dúvidas dos empresários presentes sobre a adequação de seus produtos para o mercado externo que exige certificações como forma de qualificar o produto a ser vendido.
Os empresários ficaram sabendo que o caminho para o mercado externo possui alguns obstáculos que precisam ser superados, como o desconhecimento do mercado, o custo Brasil, logística, financiamento documentação burocrática, taxas e tecnologia.
Para ajudar na conquista do mundo, o Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) criou o Progex Paulista e o Progex Nacional, programa de apoio tecnológico para exportação voltado à micros, pequenas e médias empresas. O programa dispõe parte do investimento que o empresário precisa fazer, para adequação de seu produto e a conquista de certificações; três agências de fomentos ajudam no aporte do dinheiro: Finep, Secretária Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e o Sebrae São Paulo, que podem disponibilizar juntas investimentos que giram em torno de R$ 3 mil a R$ 12 mil, sendo que o empresário banca o restante.
Quando um produto chega ao Progex ele adaptado a ter qualidade; redução de custos; adequação de embalagem; design e superação de barreiras técnicas, pré-qualificação ou qualificação do produto para a certificação.
Segundo ílios De Nardi, 99% dos produtos são adaptados para serem certificados com a Conformidade Européia (CE), que facilita o mercado do produto a ser comercializado.
“O nosso compromisso é entregar os produtos de acordo com as normas. A maioria dos nossos trabalhos são realizados para o mercado europeu, o berço das exigências”, disse.
Do ano 2000 pra cá, o aporte de investimentos no Progex é crescente. De R$ 14,4 mi, para 20,3 mi em 2003; 29,8 em 2002; e 40,5 mi em 2003.
Empresários conheceram o caminho para a adaptação do seu produto para o mercado externo
Os principais benefícios que uma empresa encontra ao colocar seu produto para ser testado no IPT são: a geração de novos exportadores, abertura do mercado externo mais exigente, possibilita o aumento do volume de exportações, possibilita a substituição de importações, aumenta o número de produtos internacionalmente competitíveis e a geração de novos postos de empregos.