Notícias

Você já perdeu clientes por falta de troco?

Guarulhos, 23 de abril de 2007

Por falta de troco, vale a pena perder a venda e, talvez, o cliente?

Ultimamente, as pessoas estão perdendo os seus antigos valores em virtude das mudanças que estamos vivendo.

Então, lançamos a seguinte pergunta: vale a pena o comerciante perder uma venda por falta de troco e, em muitos casos, o próprio cliente?

Se nos focarmos no passado, época em que as vendinhas tinham os seus clientes relacionados em caderninho, com as respectivas contas, a palavra de um cliente tinha o seu valor, pois se não tivesse a quantia suficiente para realizar a compra, com certeza retornava para acertar a diferença em outra oportunidade.

Hoje em dia, se não bastasse ter o dinheiro para adquirir o bem de seu interesse, ainda é obrigado a ter o valor certo porque não existe, no mercado, o troco suficiente. Então, está correto sair da loja sem a mercadoria em vez de tentar negociar a falta de troco, caso seja por um, dois ou cinco reais?

Infelizmente, hoje em dia, muitas pessoas já estão acostumadas a receber como troco em padarias, restaurantes, as famosas “balas ou gomas de mascar”. No entanto, alguém consegue comprar um litro de leite ou pãozinho com elas? A falta de troco no comércio em geral é apontada por vendedores e consumidores como uma doença crônica.

Então, onde está a consideração com o cliente? Será que não vale a pena arcar com a pequena diferença e deixá-lo satisfeito em vez de frustrá-lo da compra? Será que aquele que utiliza dinheiro é menos importante do que outro que lança mão de vários cartões de crédito e/ou bancários?

Pois é, infelizmente essa é a triste realidade do comércio, onde os valores estão mudando e o reconhecimento e respeito ao cliente, muitas vezes, são colocados em último plano, uma vez que o foco é somente o lucro. Porém, não se esqueça, sem cliente é impossível alcançá-lo!

Contudo, vale ressaltar que um cliente satisfeito retorna e conta sobre o bom atendimento recebido no estabelecimento comercial, colaborando para a sua propaganda.

Será que não vale a pena apresentar um diferencial competitivo?

Pense nisso e, sempre que for possível, ofereça mais do que é esperado, surpreenda o seu cliente pois, com certeza, você conseguirá a sua fidelidade.

Boas Vendas!
 
Liliana Emmerich de Souza Greifenhagen – Analista – Sebrae-SP