ACE-Guarulhos

Viva Guarulhos promove Seminário

O primeiro seminário promovido pela Viva Guarulhos, apresentou temas consistentes e de altíssimo nível para um público de cerca de 70 pessoas.

Um público altamente receptivo composto essencialmente de representantes de entidade do terceiro setor em Guarulhos, e de Janete Rocha Pietá, presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, pôde acompanhar importantes sugestões e tendências para modernização da gestão e obtenção de recursos para suas respectivas entidades. O evento do dia 28 de agosto, aconteceu no auditório do Ciesp – Centro da Indústrias do Estado de São Paulo, na rua Uruaçu, 100 – jardim Paraventi.

Às 9h houve a abertura oficial com a mesa composta por representantes de empresas no município e do conselho diretor como Silvana Scarpino da Unimed Guarulhos, Daniele Pestelli da Fitas Metálicas (também anfitrião), e do presidente da entidade, José Roberto Mendes da Silva, executivo da Bardella S/A, que promoveu uma breve apresentação das principais diretrizes da entidade.

Nessa explanação, José Roberto lançou mão de vários exemplos do cotidiano para exemplificar os objetivos da entidade, então denominados pilares, principalmente quanto aos indicadores de qualidade de vida e as metas a serem atingidas até o ano de 2010, almejando colocar Guarulhos dentre as 10 melhores cidades para se viver.

O painel seguinte, apresentado por Valneide Ferreira Tavares da Silva, chefe da seção técnica de programas em parceria com a Prefeitura do Município de Guarulhos, teve como tema o Perfil das Entidades Sociais onde aproveitou também para abordar proposta de legalização das entidades do terceiro setor. Valendo-se de recursos técnicos, gráficos, legislação e estatísticas, a palestrante apresentou números que mapeiam a cidade em todos os sentidos e concluindo a necessidade da formação de parcerias com a iniciativa privada: “A assistência social é um dever do Estado, mas um direito do cidadão”, finalizou.

Com o tema “Como participar do investimento social privado”, o palestrante Marcos Kissel, presidente do IDIS – Instituto de Desenvolvimento para o Investimento Social, iniciou demonstrando números relativos ao desenvolvimento do terceiro setor, enfatizando que estes valores, hoje, estão por volta de 1,8% do PIB nacional. Outro dado relevante é que atualmente 16% da população já pratica, de uma forma direta ou indireta, ações voluntárias. Aliado a isso, o segmento já emprega cerca de 2,5% dos postos de trabalho existentes no Brasil.

Para Kissel “O segmento carece de “ações afirmativas', ou seja, aquelas em que as entidades criem condições para as pessoas se desenvolverem, e não somente praticar ações imediatistas”. Esta é a grande diferença entre a caridade e o investimento social, revelou.

Comunicação é a principal arma para a obtenção do investimento

“Uma estratégia de comunicação encurta o caminho entre o receptor e o doador”, enfatizou Elvis César Bonassa, consultor para montagem de redes do Idis, e palestrante do tema Canais de Comunicação. Em sua apresentação por vários momentos ficou evidente a necessidade de modernização das entidades: “Se um supermercado conhece o perfil dos seus clientes, por que as entidades não podem valer-se da tecnologia em favor de uma causa não menos nobre do que a deles?”, indagou. “Os melhores saberes, recursos técnicos, experiências, tem de estar à disposição de todos”, declara Bonassa.

Em seguida mostrou as principais vertentes do Portal Doar (Web Site), cuja expectativa é criar um banco de dados com a catalogação das entidades, suas principais caracteristicas e, principalmente as suas necessidades. Segundo ele, esta ferramenta será de extrema funcionalidade para as entidades que estão buscando investidores para seus projetos.

Gerson Moisés, membro do conselho diretor da Viva Guarulhos e executivo da Bardella S/A, foi o próximo palestrante a apresentar o as características dos canais de comunicação da entidade: O Informativo, um impresso com periodicidade bimestral e tiragem de 3000 exemplares, o E-Paper, um boletim eletrônico via e-mail, que é enviado a visitantes auto-cadastrados no Web Site e o Portal www.vivaguarulhos.org.br que é a referência no município em relação a informações e sobre o terceiro setor. Gerson apresentou o espaço reservado para as entidades cadastradas, bem como a possibilidade de encontrar-se, para visualização, o mapa estilizado do terceiro setor em Guarulhos.

Encerrando os trabalhos, foi apresentado uma experiência de sucesso, cuja palestrante foi Lenisa Freire Rabello, presidente da AGAM – Associação Guarulhense de Amparo ao Menor. Reforçando alguns pontos em relação à sua atividade, bem como a gestão profissional que de uns tempos para cá vem praticando, Lenisa deixou muito claro a vocação da entidade para projetos específicos e não para situações genéricas.

Deu um belíssimo exemplo do projeto “Meninos Amigos do Aeroporto”, que tinha por objetivo afastar os menores pedintes dos saguões da entidade e criar situações motivacionais para a sua manutenção. Apresentou depoimentos de funcionários e dos próprios beneficiários, cujo maior parte já está encaminhada e alguns deles no mercado de trabalho.

O próximo seminário acontecerá na próxima quinta-feira, dia 4/9, das 8 às 12h30, cujo evento será mais focado às empresas, cujo tema central será Responsabilidade Social.

Os empresários que participarão do seminário, terão a oportunidade de conhecer o perfil das entidades sociais da cidade e aprenderem um pouco mais sobre como investir em Guarulhos.

Sair da versão mobile