Notícias

Viva Guarulhos ganha destaque Internacional

Guarulhos, 11 de maio de 2004

OSC virou estudo de caso na New Academy of Business, universidade do Reino Unido, ladeada por projetos consagrados como os Doutores da Alegria

A OSC Viva Guarulhos foi uma das representantes do país na pesquisa Realçando a Relação empresa-comunidade, desenvolvida pela United Nations Volunteers (UNV) e a New Academy of Business. A entidade guarulhense ganhou o mesmo destaque de outros projetos sociais, como os Doutores da Alegria, Fundação Belgo Mineira e o Instituto Telemig, reconhecidos internacionalmente.

O projeto, realizado simultaneamente em sete paises em desenvolvimento (Brasil, Gana, Índia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Líbano), consistiu em pesquisar e promover novos modelos da relação empresa-comunidade, alem de promover um intercâmbio de informações entre os paises participantes. A pesquisa no Brasil foi feita em parceria com o Instituto Ethos, e foi desenvolvida por Robert Carlos Felício, graduado em sociologia pela Thames University, Inglaterra, e especialista em relações empresa-comunidade.

Durante o projeto, cada um dos especialistas da UNV empreendeu uma escala de atividades. Depois da orientação inicial, feita no Reino Unido, em setembro 2001, os especialistas do projeto retornaram a seus países e começaram a recolher informações e os recursos, a respeito das relações entre empresa-comunidade no nível nacional, e a documentar bons exemplos de sua prática. Além da pesquisa tradicional, os especialistas desenvolveram seus métodos, compartilhando as experiências entre os sete países com debates e uma linha de estudo. Ao final, a pesquisa levantou 70 casos, nos sete paises.

Toda a estrutura da Viva Guarulhos foi analisada e estudada. Sua fundação, seus objetivos, focos, planejamento e criação de parceiros. E no final, os pesquisadores ressaltaram alguns aspectos do trabalho da entidade, como por exemplo, a maneira responsável e organizada como ela realiza suas parcerias com os setores publico e privado.

O relatório final, que está hospedado no site da universidade em http: //www.new-academy.ac.uk/research/businesscommunity/unvpages/
brazil/oscvg.pdf
, e está todo em inglês, tem uma curiosidade em relação ao nome da entidade e sua tradução: “Long Life Guarulhos”, isto é, vida longa à Guarulhos.

Em determinado trecho da pesquisa, o autor discorre a respeito da iniciativa da entidade, em especial a respeito da imagem do município e da auto-estima da população e dos precursores do movimento: “In 1997 Guarulhos and its population experienced a chaotic situation in the city's administration. The mayor's impeachment for corruption affected Guarulhos” political image” not only within its boundaries but also all over the country and abroad. In particular” this negative image affected business credibility in the region and because of that, in 1998 and 1999 the idea of rethinking the city. (…)The action started with three business leaders: Victor Siaulys, Antonio Carlos Koch, Luis Roberto Mesquita…”

Outro aspecto que impressionou os pesquisadores, foi o engajamento dos representantes de empresas da região em torno de um objetivo: melhorar a qualidade de vida em Guarulhos. E, para eles, esse diálogo entre empresa e entidade tende a melhorar muito quando alguns empresários se darem conta que uma participação ativa não implica apenas em investimento de dinheiro. A empresa precisa trabalhar junto com a entidade e a comunidade.

Para os pesquisadores, o trabalho da entidade é inovador e está amadurecendo. Acrescentam ainda, dizendo que a transparência da entidade e a segurança que passa aos investidores, são exemplos a serem seguidos. “O poder público às vezes contamina o relacionamento com a população, principalmente em períodos pré-eleitorais, em face da superficialidade. O apoio do empresariado é pontual e tende a atingir os objetivos, mesmo que em longo prazo”, concluiu a pesquisa.

Beatriz Andrade e Jacques Miranda