Notícias

Vereadores rejeitam 13% e aprovam 5,9% de aumento para os servidores

Guarulhos, 03 de junho de 2009

Em sessão extraordinária nesta terça-feira, 2, os vereadores de Guarulhos aprovaram o projeto de lei do prefeito Sebastião Almeida para acréscimo de 5,9% na folha de pagamento dos funcionários. A bancada de oposição, liderada pelo PSDB, tentou aprovar o reajuste de 13%, mas não teve êxito. Também foi aprovada emenda do presidente do Legislativo, Alan Neto (PSC) para reajuste de 5,9% para os funcionários da Câmara.

O prefeito tinha decretado o reajuste de 5,9%, mas o PSDB conseguiu uma liminar para que o aumento dos servidores fosse discutido no Legislativo. Com isso, os funcionários ficaram sem aumento no mês de maio. Para evitar problemas como o que aconteceram neste ano, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Municipal de Guarulhos (Stap), Jair Lima, prometeu que irá discutir nas audiências da Lei de Diretrizes Orçamentárias o reajuste de 2010. “Queremos repor as percas dos últimos anos”. Ele destacou que a Prefeitura irá cumprir a promessa de rever os planos de carreira dos servidores. “A Câmara vai receber o projeto de reestruturação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) em junho. Até o final do ano serão revistas todas as carreiras.”

O líder do governo no Legislativo, Zé Luís (PT), defendeu o aumento proposto por Almeida que já tinha sido acertado com o Stap. “Não tem como dar reajuste que a Prefeitura não pode dar”. O vereador Edmílson Americano (PHS) acredita que a câmara não tinha outra opção, a não ser concordar com os 5,9%. “Acho que o prefeito poderia dar um aumento maior, porém se aprovássemos isso ele iria vetar e o servidor continuaria sem aumento salarial”. O líder da oposição, Geraldo Celestino (PSDB) lamentou que os vereadores não tenham aprovado um reajuste de 13%. “Não houve vontade política. Esta Câmara não impõe respeito ao Executivo”