Vereadora Sandra Tadeu busca solução para acessos a Fernão Dias
A Vereadora Sandra Tadeu esteve reunida, na manhã desta segunda-feira (31/08), com o superintendente regional do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Ricardo Madalena, e com o diretor superintendente da OHL Brasil – concessionária que administra a Rodovia Fernão Dias –, Omar de Castro Ribeiro Júnior. O encontro, ocorrido na sede regional do DNIT, na Vila Maria, em São Paulo, tratou sobre a possibilidade de a concessionária melhorar os acessos existentes na região da Zona Norte da Capital à rodovia e, ainda, reconstruir uma antiga via de ligação entre o bairro do Edu Chaves e a cidade de Guarulhos.
Sandra Tadeu, vereadora da capital paulista, em reunião com Ricardo Madalena, do DNIT
O dirigente da empresa responsável pelos quase 570 km de estrada (entre São Paulo e Belo Horizonte, em Minas Gerais) informou que novos acessos não estão previstos para o trecho paulistano da rodovia no PER (Plano de Exploração de Rodovias, documento emitido pela concessionária ao vencer a licitação que contém os compromissos e a previsão das obras para a Fernão Dias). “A Fernão Dias não será uma avenida de Guarulhos como se tornou a [Rodovia Presidente] Dutra”, disse Omar de Castro na reunião.
Sandra Tadeu tem feito reuniões com a Subprefeitura do Jaçanã, a Prefeitura de Guarulhos, e engenheiros do DNIT e da própria OHL para buscar soluções para trechos da rodovia em limites entre os municípios. Dois pontos são apontados como prioritários pela Vereadora: o acesso à avenida Ushikishi Kamia, no Jaçanã (altura do km 83 da Fernão Dias), que beneficiaria, também, milhares de moradores da vizinha Guarulhos, na região do Parque Continental; e a reconstrução da antiga ligação entre a avenida Gerônimo Furtado, no Jardim Cabuçú (próxima à Vila Galvão, em Guarulhos), e o Parque Edu Chaves (altura do km 87).
Segundo o engenheiro Ricardo Madalena, do DNIT, tais intervenções deveriam ter sido propostas antes do encerramento do processo licitatório. “Agora só há a possibilidade de buscar novas inserções no PER via ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres]”, apontou.
“É um absurdo a falta de acessos neste trecho da rodovia. Não podemos permitir que em um momento de obras não sejam corrigidas algumas imperfeições geradas durante os anos”, ponderou Sandra Tadeu, que prometeu buscar ajuda na ANTT para solucionar os problemas.
Mairiporã – Antes do encontro com a Vereadora Sandra Tadeu, os diretores do DNIT e da OHL receberam uma comitiva de Mairiporã, cidade vizinha da Capital e que também é cortada pela Fernão Dias. A reunião foi intermediada pelo Secretário de Articulação Metropolitana de São Paulo, Jorge Tadeu Mudalen.
O ex-prefeito da cidade, Jair de Oliveira, o vereador Aladim e o presidente municipal do DEM, Marcello Pacheco, fizeram questionamentos sobre como será o desenho do novo trevo de acesso à cidade pela Fernão Dias; da via marginal que deve ser construída no trecho inicial da rodovia; e sobre o tráfego de veículos pesados que eventualmente poderá ser transferido para as ruas do município.