Notícias

Vereador Jesus é eleito presidente da Câmara

Guarulhos, 15 de dezembro de 2014

O professor universitário Jesus Roque Freitas , 43 anos, vereador pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) elegeu-se presidente da Câmara de Guarulhos nesta segunda-feira, 15, com 22 votos dos 34 possíveis. Ele comandará o Poder Legislativo pelo biênio 2015-2016 e terá pela frente a responsabilidade de administrar um orçamento de R$ 93 milhões ano que vem. Para além da questão econômica, caberá ao parlamentar de primeiro mandato comandar  as votações e debates políticos daqui para frente e, sobretudo, conciliar os interesses políticos às necessidades administrativas.

Segundo o presidente eleito, seu principal desafio será a entrega de uma sede própria do Poder Legislativo à cidade. “O Eduardo (Soltur) avançou muito, pois comprou o prédio, agora precisamos fazer a obra para que a cidade tenha uma Câmara a sua altura”, disse, pouco após ter sido finalizada a eleição. Jesus foi eleito na chapa “Unidos pela Democracia”composta pelos seguintes vereadores: Láercio Sandes (PMN), primeiro vice-presidente; Edmilson Americano (PHS), segundo vice-presidente; Ramos da Padaria (PP, primeiro secretário; Toninho Magalhães (PTC), segundo secretário; Vitor da Farmácia (Pros), terceiro secretário; e Gilvan Passos (PSDB), quarto secretário.

O vereador Marcelo Seminaldo (PT), encabeçou como candidato à presidência a chapa “Renovação”, composta também pelos seguintes parlamentares: Verinha Souza (PT do B), primeiro vice-presidente; Daniel Soares (DEM), segundo vice-presidente; Lamé (PT do B), primeiro secretário; Elmer Japonês (PSC), segundo secretário; Rômulo Ornelas (PT), terceiro secretário; e Pezão (PT), quarto secretário. A Renovação recebeu 12 votos e foram registradas ainda duas abstenções: Guti (PV) e Laércio Pereira (PT).

Pouco antes de iniciada a votação, Seminaldo pediu a palavra para encaminhar a votação e disse não ter nenhum inimigo dentro do Legislativo. “Carrego apenas decepções”, declarou. O petista agradeceu também a indicação do nome dele pelo partido. Apesar de compor a chapa petista, Rômulo Ornelas disse que o voto dele “era contra os acordos obscuros da Casa”. No término da votação, o vereador Paulo Sergio (PR) criticou a fala de Ornelas e o desafiou a falar o que era obscuro.

Extraordinárias – A sessão especial para eleição da nova Mesa Diretora foi comandada pelo presidente Eduardo Soltur (PSD) que encerra um período de quatro anos no comando da Casa. Soltur disse chegar ao fim de dois mandatos com o sentimento de dever cumprido e que imbróglios jurídicos o impediram de entregar um prédio próprio para abrigar a sede da Câmara. “No começo tínhamos vários problemas, inclusive na área de informática. Hoje a Câmara é moderna e ágil, implantamos a TV Câmara que permite aos munícipes acompanharem o trabalho legislativo”, declarou.

No início da sessão, Soltur informou que o prefeito Sebastião Almeida convocou a Câmara extraordinariamente para votar projetos de autoria do Executivo. Assim, a Câmara fará sessões extraordinárias dia 18 de dezembro, a partir das 10h, tantas quantas forem necessárias para votar diversos projetos.