O varejo online faturou 5,2 bilhões de reais em 2003, 23,7% a mais do que no ano anterior. Este valor corresponde a 2,75% do comércio brasileiro. O levantamento foi divulgado na terça-feira (10/02) pela E-Consulting.
Do valor total vendido pela Internet, 3,2 bilhões de reais são referentes à venda de automóveis, que cresceram 9,6%. Outros 1,5 bilhão de reais restantes correspondem ao faturamento das principais lojas online do país, que registram aumento de 62% nos negócios na comparação com 2002.
Em 2003, 3,4 milhões de pessoas compraram pela Internet, dos quais 1,7 milhão fizeram seu primeiro negócio eletrônico. Em média, estes internautas gastaram por compra 289 reais. Em dezembro o valor subiu e passou para R$ 323,00. Para os responsáveis pela pesquisa, o setor está ampliando a oferta e a venda de produtos de maior valor agregado, como câmeras digitais e DVD players. O total de pessoas que comprou pela Internet representa 19,5% dos internautas brasileiros.