Vendas para as crianças crescem
Eles ainda são pequenos. Têm entre 1 e 12 anos de idade, mas já estão determinando o rumo das vendas do mercado infantil. O segmento de materiais escolares, brinquedos e até anti-sépticos bucais para crianças está cada vez mais diversificado. As empresas voltadas para esse segmento têm investido na diferenciação de produtos para atender às necessidades cada vez mais específicas da criançada. Só o segmento de materiais escolares chega a aumentar as vendas em mais de 1000% no período de volta às aulas.
Casa do Colegial – Há mais de 30 anos no mercado, a Casa do Colegial, em Brasília, foi uma das pioneiras no segmento de artigos escolares. A empresa oferece produtos necessários para crianças. A lista de itens mais vendidos vai desde livros até lancheiras. De acordo com a proprietária Anna Paula Barros, as vendas entre os meses de dezembro a março ultrapassam as perspectivas de mercado. “Nossas vendas no período de volta às aulas chegam a aumentar mais de 1000%”, conta. Na prática, o período mais lucrativo para estas lojas é o que corresponde ao início do ano letivo.
Além de uma vasta opção de artigos, a Casa do Colegial oferece produtos para todos os gostos. Segundo Anna Paula, as crianças têm grande poder de compra.
Fraldas – Outro setor altamente lucrativo é o mercado de fraldas. Elaine Piccoli Franco, proprietária da Fábrica de Fraldas, em São Paulo, chega a produzir oito mil fraldas por dia e vende, em média, R$ 5 mil por mês. No ano passado, a empresa faturou R$ 50 mil.
A Fábrica começou a atuar em 1997, fabricando absorventes femininos com uma máquina caseira. Logo depois, Elaine investiu em equipamentos mais modernos e passou a atender várias lojas, farmácias e mercados. Com os novos equipamentos e um investimento de R$ 12 mil na criação de novas embalagens, a empresa cresceu. Atualmente, a Fábrica, além de usar o material na fabricação de fraldas descartáveis da sua marca, é fornecedora de manta de celulose.