Notícias

Vendas no varejo têm alta de 4,4% no mês de novembro de 2018 segundo dados do IBGE

Desempenho pode ter sido influenciado pela Black Friday e pela confiança do consumidor

Guarulhos, 17 de janeiro de 2019

O mês de novembro do ano passado foi bom para o comércio varejista brasileiro restrito. Levantamento do IBGE divulgado no início deste ano aponta que setor teve alta de 4,4% em relação com o mesmo período de 2017.

A pesquisa indica que o ramo com melhor desempenho no período foi o de artigos de uso pessoal e doméstico (16,9%), que inclui brinquedos, materiais esportivos, joias e lojas de variedades. Também chama a atenção o crescimento de 4,8% no segmento de tecidos, vestuário e calçados, motivado pelas temperaturas mais elevadas na maior parte do Brasil, ajudando a moda primavera-verão.

Para o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti, a elevação dos números devem-se principalmente a dois fatores: à Black Friday e à melhora da confiança do consumidor. “É um número muito bom. Isso mostra que o varejo físico vem abraçando a Black Friday de maneira cada vez mais intensa”, analisa Burti, que continua: “Passada a eleição, o consumidor que postergou compras, por não saber exatamente o rumo do País, ficou mais à vontade, inclusive para comprar a prazo”.

Para William Paneque, presidente da ACE-Guarulhos, os números de novembro reforçam uma tendência já observada. “Nós vínhamos observando que a taxa de inadimplência já vinha caindo e, mesmo que timidamente, o comércio estava se recuperando. Espero que essa tendência de alta se confirme também para dezembro, aí contando com o incremento do 13°, para que a economia volte a se firmar”, conclui.