Notícias

Vendas no comércio sobem pelo 16º mês seguido, diz IBGE

Guarulhos, 12 de maio de 2005

As vendas no comércio varejista aumentaram 8,61% em março na comparação com igual mês do ano passado, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Trata-se do 16º mês seguido de alta.

A partir de hoje, o IBGE passa a divulgar também a comparação com o mês anterior na pesquisa. Em março na comparação com fevereiro, a alta foi de 1,75%.

Ao contrário da tendência verificada nos meses anteriores, o crescimento das vendas deu novos sinais de aceleração em março. Em janeiro, avançaram 6,24% na comparação com igual mês do ano anterior. Em fevereiro, o avanço foi de apenas 2,51% no mesmo tipo de comparação.

O IBGE atribui o resultado de março ao aumento das vendas com a Páscoa. Esse feriado, em 2004, caiu em abril.

O aquecimento das vendas da Páscoa foi suficiente também para compensar a política de juros altos, que interfere no desempenho das vendas. Desde setembro, o Banco Central já elevou a Selic oito vezes. A taxa passou de 16% ao ano em setembro para 19,5% em abril.

Setores

O setor de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo, mais dependente de renda do que de crédito, teve alta de 10,94%. No mês anterior, havia sido registrada queda de 0,87%.

O setor de Móveis e Eletrodomésticos registrou expansão de 17,99% nas vendas em março. No mês anterior havia sido de 16,86%.

O item Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico teve variação ainda maior, de 27,6% em março, ante 8,29% em fevereiro.

As vendas cresceram em todas as 27 unidades da federação. As maiores altas foram registradas no Acre (31,85%) e Amazonas (31,53%). São Paulo teve alta de 5,79%.

Varejista ampliado

O IBGE divulgou pelo terceiro mês as vendas do comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes, peças e material de construção. O crescimento neste índice foi de 6,26% em março. Em fevereiro, o mesmo indicador havia apurado alta de 1,05%.

Metodologia

A PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) é realizada mensalmente pelo IBGE em todo o país. Para mensurar o desempenho do setor, o IBGE apura a receita bruta de revenda das empresas varejistas formais com 20 ou mais pessoas ocupadas. Ao todo, são 9 mil informantes em todo o país.

Janaina Lage