Notícias

Vendas dos supermercados crescem 7,31% em outubro

Guarulhos, 26 de novembro de 2004

Segundo pesquisa da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) divulgada nesta quinta-feira (25), as vendas do setor registraram, em outubro, um crescimento de 7,31% em termos reais, ou seja, uma vez descontada a inflação, quando comparadas a setembro deste ano.

Na comparação com outubro do ano passado o crescimento real foi de 6,64% (ou 13,96% em termos nominais). Já no acumulado dos dez primeiros meses do ano em relação ao mesmo período no ano passado o crescimento foi menor de 2,26% (ou 8,88% em termos nominais).

Calendário afeta resultado

O crescimento registrado no mês já era esperado pelo setor, em razão das variações comuns de calendário. Além de contar com 31 dias, o mês de outubro é marcado também pelo Dia da Criança, que intensifica as vendas.

Analisando o período entre janeiro e outubro deste ano, a Abras atribui o bom desempenho ao resultado positivo do agro-negócio e da indústria ao longo do período, e ainda à melhora no nível de emprego e rendimento das áreas metropolitanas. O fato de o crescimento acumulado dos preços de alimentos e bebidas (3,20%) ter ficado abaixo do IPCA/IBGE (5,95%) também foi um dado importante.

Por sua vez, o avanço das vendas apurado nos últimos 12 meses terminados em outubro foi atribuído, segundo a pesquisa, à fraca base de comparação, visto que em outubro do ano passado as vendas foram baixas diante do reduzido poder aquisitivo da população, desemprego e altas taxas de juros.

Waldeli Azevedo