Notícias

Vendas de Natal nos shoppings devem crescer 8%

Guarulhos, 24 de dezembro de 2002

Apesar da inflação e contrariando as expectativas, os brasileiros estão comprando mais em shoppings centers neste fim de ano do que em 2001.

Segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), as vendas de Natal – ou as vendas na segunda quinzena de novembro e no mês de dezembro – devem somar cerca de R$ 7 bilhões, um aumento de 8% sobre 2001.

Se essa projeção se confirmar, as venda pelos shoppings em todo o ano de 2002 devem registrar aumento de 5% em relação a 2001.

O produto que puxou as vendas, segundo a Abrasce, foi o telefone celular, graças ao aumento da concorrência e da guerra de preços. Mas presentes tradicionais de vestuário, perfumes e brinquedos se mantiveram na ponta dos mais vendidos nos shoppings.

Com os shoppings lotados no último fim de semana antes do Natal, o tráfego de pessoas cresceu 20% sobre o fim de semana anterior, disse a Abrasce, cuja pesquisa envolveu 31 shoppings filiados, ou 20% do universo.

Para a associação, o salto se deve não só aos presentes de última hora, mas também ao fato de haver mais um dia útil de vendas do que no ano passado, quando o Natal caiu na terça-feira e as lojas funcionaram na segunda apenas até as 18h.

LUCIANA COELHO