Notícias

Vendas de autos e comerciais sobem

Guarulhos, 20 de novembro de 2002

As vendas de automóveis e veículos comerciais leves no varejo aumentaram 14,7% na primeira quinzena de novembro, em relação ao mesmo período do mês passado. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o volume comercializado somou 63.040 unidades nos primeiros quinze dias do mês. Os dados divulgados baseiam-se no total de veículos emplacados (Renavam).

Apesar do aumento, a Fenabrave ainda trabalha com previsão de queda de 1% nas vendas de automóveis e comerciais leves e de 7,8% na comercialização de motos no fechamento de novembro, já que o mês tem três dias úteis a menos que outubro. As vendas totais de veículos em novembro, entretanto, devem crescer 13% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Os resultados iniciais deste mês indicaram também um aumento nos segmentos de caminhões (de 19,4%, para 2.780 unidades), ônibus (de 4,9%, para 579 unidades) e de motos (de 7,5%, para 30.861 unidades) em relação aos primeiros quinze dias de outubro.

Já os veículos 1.0, os chamados “populares”, tiveram sua participação de mercado diminuída de 68,3% na primeira quinzena de outubro para 63,3% no mesmo período deste mês, refletindo a redução diminuição das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros entre 1.0 e 2.0 litros. As vendas destes modelos aumentaram 36% nos primeiros quinze dias úteis do mês e devem fechar novembro com uma participação de 37% no volume de automóveis, índice superior aos 35% de outubro.

Carla Franco